13/12/13

BEATA MADRE MARIA DO DIVINO CORAÇÃO

Madre Maria do Divino Coração
 A Condessa alemã Maria Anna Johanna Theresia Antonia Huberta Dröste zu Vischering nasceu a 8 de Setembro de 1863 junta com seu irmão gémeo (na Festividade da natividade de Nossa Senhora). Era filha do Conde Clemente Heidenreich Franz Dröste zu Vischering e da Condesa Helana von Galen, pertencia a uma das mais ilustre famílias que se distinguiu pela fidelidade ao Catolicismo frente à perseguição de Kulturkampf.

Palácio Erbdrostenhof (Münster), onde nasceu
Maria
A infância de Maria foi passada no castelo de Darfeld (Münster), e desde muito cedo sentiu-se atraída pela devoção ao Sagrado Coração de Jesus junto com a devoção ao Santíssimo Sacramento. Mais tarde dizia "Nunca posso separar a devoção ao Coração de jesus da devoção ao Santíssimo Sacramento e nunca serei capaz de explicar como e quando o Sagrado Coração de Jesus se dignou favorecer-me no Santíssimo Sacramento da Eucaristia".

Castelo de Darfeld
"Nesse dia esperei em vão a graça da vocação religiosa, mas em vão", dizia a respeito do dia sua Primeira Comunhão (25 de Abril de 1875). Mas esta graça foi recebida pouco depois, a 8 de Julho do mesmo ano, depois da receber a Confirmação.

Durante um sermão, em 1878, ao ouvir "Amarás ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma." pensou "Tenho que ser religiosa", e comentou mais tarde "Teria preferido que os meus ouvidos não o tivesse escutado, mas é impossível resistir à voz de Deus". Um ano depois tinha chegado a uma conclusão "que sem espírito de sacrifício o amor ao Coração de Jesus é apenas uma ilusão."
Estando na capela do seu Castelo de Darfeld, no ano de 1883, ouviu no seu interior uma voz de Nosso Senhor que lhe diz "Tu serás a esposa do Meu Coração". Em 1888, ouviu novamente Nosso Senhor interiormente a dizer-lhe "Tens que entrar no Convento do Bom Pastor", ao que acedeu em seguida entrando para este convento em Münster.

No mesmo dia e na mesma hora, Maria e Sta. Teresa de Lisieux, uma na Alemanha e outra na França, recebiam o hábito. Maria passa a ser Irmã Maria do Divino Coração, tinha 28 anos.

Depois de 5 anos foi enviada em missão especial a Portugal como assistente da Madre Superiora do Convento, em Lisboa. Depois de 4 meses foi enviada para o Convento do Porto como Madre Superiora. Aí começou por destacar-se como restauradora da disciplina religiosa, e pela muita exigência na vida de santificação.

Dizia: "Quando se pede ao Seu Divino Coração por uma alma, Ele nunca recusará, embora às vezes peça muita oração, sacrifício e sofrimento".

Nosso Senhor apareceu então à Madre Maria do Divino Coração, várias vezes, dizendo-lhe que queria que o Papa consagrasse o mundo ao Seu Sagrado Coração. Nesta sequência, tomando conhecimento do divino pedido a Junho de 1898 e Janeiro de 1899, o Papa Leão XIII recebeu os Condes Dröste zu Vischering, pais da Madre Maria, e disse-lhes "Dizei à vossa filha que a consagração do mundo ao Sagrado Coração que me pediu será feita em todas as catedrais e igrejas do mundo; e dizei-lhe que isto é consequência do que ela me informou e que eu espero daqui as maiores graças para o mundo inteiro."

No mês de Maio desse ano, o Papa promulgou a encíclica Annum Sacrum, onde consta a dita consagração. A 11 de Junho desse ano, depois de um Tríduo solene a nível mundial, o Papa fez a consagração na forma pedida, e afirmou "Este é o maior acto do meu pontificado!"

Nos últimos três anos de vida, por enfermidade, sofreu bastante e foi afectada de paralisia progressiva.

A Madre Maria do Divino Coração faleceu horas depois de ter recebido duas cópias da encíclica, e nas Vésperas da Festividade do Sagrado Coração. Por desejo não foi levada a Alemanha e ficou sepultada em Portugal (Igreja do Convento do Bom Pastor - Ermesinde, Porto). Depois de 45 anos verificou-se que o corpo da Madre Maria estava incorrupto. Venerável em 1964, Beata em 1975.

Cristo Rei (Almada, Lisboa)
Da Madre Maria do Divino Coração há relíquias expostas fora do local da sua sepultura, na Capela dos Confidentes de Jesus no Santuário Nacional de Cristo Rei (Almada, Lisboa - Portugal).

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES