25/10/13

IDANHA-A-NOVA, LIVRA-TE DE SER PALCO DO DEGREDO!


Flávio Gonçalves - "Num ambiente digno de um qualquer filme do Mad Max, realizou-se este ano o Festival Boom em Idanha-a-Nova, há 15 anos a atrair peregrinos de sítios tão díspares quanto a Austrália ou o Japão, este ano foram mais de 20.000 os neo-hippies, oriundos de pelo menos 102 países diferentes, que vieram desfrutar, de 28 de Julho a quatro de Agosto, de uma boa temporada de drogas leves, médias e duras no interior de Portugal.


O degredo é de tal ordem que no local, desde a primeira edição, existe um centro médio especializado em “bad trips” (crises psicológicas e existenciais causadas pelo uso de drogas psicadélicas), patrocinado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência numa parceria com a organização do Boom e a Universidade Católica. Nunca o Marechal Carmona alguma vez sonhou que ao largo da barragem baptizada com o seu nome se criasse tamanha Meca internacional do consumo de droga e do “amor livre” mal disfarçada de evento “ecologista”.


Aliás, creio que a esmagadora maioria dos portugueses nem está  ciente da existência deste festival neo-hippie, comemorativo dos aspectos mais decadentes e menos nobres do multiculturalismo. Eu próprio só  este ano é que dei por ele numa investigação sobre os festivais existentes no período estival no luso solo, à primeira vista pareceu-me um festival normal, despertou-me a atenção a premissa de estarem presentes 800 artistas (número invulgar quando comparado com os restantes) e, cavando um pouco mais, descobri, não com grande orgulho, que Idanha-a-Nova é internacionalmente conhecida como paraíso da droga e do sexo!



O festival, em ganhos legais gera cerca de 15 milhões de euros à  economia local (estudo encomendado a um grupo de alunos do ISCTE, embora não seja tido como oficial, a quantia parece-me extremamente exagerada, mas enfim), os ganhos de outro nível ninguém sabe, só no festival deste ano a GNR deteve 63 traficantes de droga e, embora tratando-se de um festival “da paz e do amor”, 9 pessoas foram detidas por porte de arma ilegal e uma por falsificação de moeda (foram apreendidas 7.400 doses de haxixe, 4.000 de drogas sintéticas – o que não parece assim tão ecológico – e 1.110 doses de cocaína). Daqui a dois anos há mais…" (fonte: GEOPOL)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES