28/10/13

COMO SE TOCA ASSIM SE DANÇA - MISSA NO CARTAXO

Ontem, dia de Cristo Rei, nas paróquias não se comemorou o Cristo Rei... pois o calendário litúrgico  tradicional da Santa Igreja foi abafado nas paróquias, sendo raros os sacerdotes e fiéis que continuam a comemorar os santos nos mesmos dias. O dia de Cristo Rei, é o último domingo de Outubro!

Ontem, 27 de outubro (2013), também no Cartaxo não se esteve em comunhão com a Festa do Cristo Rei, Festa que a Igreja Triunfante também comemorou connosco nesse dia. No Cartaxo, ontem foi outro dia qualquer, outro calendário...!

A TVI (Televisão Independente) esteve no Cartaxo e transmitiu a missa paroquial, no programa de transmissão dominical acostumado. A missa seguiu o Missal de Paulo VI, ou seja, não seguiu o missal legado como Rito Romano pela Tradição da Santa Igreja... o que vai sendo costume nas paróquias (outro costume...).


Perante o abandono do Calendário Litúrgico (o que representa uma situação complicada e anti-natura), perante o abandono do Rito Romano na sua forma Tradicional e a adopção de um "missal fabricado" (segundo afirmou o Card. Ratzinger), alguns católicos que não usam o calendário e o missal legado pela Tradição da Igreja (ou seja, pela Igreja) ficaram escandalizados porque o sacerdote, no sermão, usou um fantoche para tornar a "pastoral" mais didática!...

Eis uma conversa em torno desta imagem (nomes fictícios):

Joaquim: Nosso Senhor, numa revelação ao Santo Padre Pio: «O Meu Coração está esquecido. Já ninguém se preocupa com o Meu amor. A Minha casa tornou-se, para muitos, um teatro de divertimentos; mesmo os Meus ministros, que sempre considerei com predilecção, que amei como a pupila de meus olhos, deveriam consolar o meu Coração cheio de amargura, deveriam ajudar-me na redenção das almas. Em vez disso, devo receber deles ingratidão e falta de reconhecimento».

Paulo: Qual é o problema?!

Joaquim: Além do problema grave das cenas circenses num local de culto, durante a celebração do Sacrifício da Morte de Jesus, é também um grave problema haver quem pergunte, perante isto, "Qual é o problema?!" 

Manuel: Creio que o que o Paulo está a querer dizer é que não há problema, uma vez que a Missa de Paulo VI já é, em si, ilegítima. Estarei enganado?

Joaquim: Ok, percebido...Discordo, no entanto e obviamente, que o Missal de Paulo VI seja ilegítimo.

Paulo: Joaquim,

1 - A questão sacrificial: quase garantidamente não houve Sacrifício algum nessa missa, porque o padre não cumpre pelo menos um dos 3 requisitos para se dar a transubstanciação! No caso de ter havido transubstanciação, ouve sacrilégio, profanação das espécies... coisas mais graves que levar um fantoche para a missa (ando até S. Filipe Neri, colocava um gato sobre o altar...)... Por outro lado, esse padre não ofereceu a Cristo como Vítima, ele ofereceu o "fruto da terra e do trabalho do homem..."...

2 - O respeito pelo local de culto: em maior parte dos templos para sacerdotes hoje viram as costas ao sacrário para ser mais "didático", mais "participativo"... Nada melhor que um boneco para fazer cumprir essa didática e tornar a missa mais "participativa" e "didática".

3 - "Qual é o problema?": o missal de Paulo VI consiste no tirar ao Rito Romano todos os elementos que expressavam claramente a Fé e que chocassem a doutrina protestante. Segundo a "teologia" do mesmo missal, não há elementos que expressem o "SACRIFÍCIO" nem a "PRESENÇA REAL" de Nosso Senhor, nem o "SACERDÓCIO" da ordem. Infelizmente os católicos vivem numa ignorância crescente e ficam presos em questões sensíveis.... a intenção é boa, mas a realidade que consideram escapa-lhes por completo.... uma pena!

4 - Ontem foi dia de Cristo Rei: nas paróquias não se comemorou a Festa de Cristo Rei... porque o calendário litúrgico legado pela Tradição da Santa Igreja (ou seja, pela Igreja) não se conhece mais!....

Em suma... acho que está preocupado com a beleza da FACA com que o criminoso matou! ...

Para acabar realmente o problema: é retirar a consagração da Hóstia a essa missa do missal de Paulo VI (já que nele isso não consta) e dizer às pessoas que há apenas nessas missas uma "presença espiritual" de Cristo. Assim acaba-se o problema.
Joaquim, não tem que discordar, mas se discorda tem que explicar, porque é que permite sacrilégios na missa, por exemplo, e não admite um fantoche! ...

Admita: não lhe tinham dito que em TODAS as paróquias, a cada missa, há matéria suficiente para excomungar o sacerdote! ... Não sou eu quem o diz!!! Até ao Concílio Vaticano II o sacerdote que se negasse a manter juntos os dedos indicador e polegar desde a consagração até à purificação, era excomungado.... HOJE TODOS O FAZEM.

Ò Joaquim ... não se escandaliza que na "nova missa" se tenha suprimido uma das duas jenuflexões do sacerdote à presença Real de Nosso Senhor nas espécies!? ... Que desrespeito!!!...

Sacrifício?!?!? Porque então substituíram TODO o ofertório!? Substituíram a oferta de Cristo Cordeiro a Imola, pelo fruto da terra e do trabalho do homem, e isso não o incomoda!? Já tem nisso o exemplo de Caim e Abel, um que ofereceu o sacrifício, e o outro que ofereceu apenas uma oferenda dos frutos... Deus recebeu o sacrifício do cordeiro, mas mandou FUMO contra o que tinha oferecido apenas os frutos... Este encheu-se de raiva e procurou matar o seu irmão.

É o que se passa aqui....

Gostaria ainda de saber a sua opinião a respeito desta situação:

1 - O Concílio de Trento, para que o Rito Romano não sofresse desvirtuações, mais do que aquelas que tinha sofrido em 400 anos, mando que fosse CODIFICADO este Rito legado pela Tradição de S. Pedro Apóstolo. Todos os missais com menos de 400 anos foram proibidos. O Rito Romano tinha finalmente um assentamento universal para evitar deturpações na sua TRANSMISSÃO. Eis então o "missal de S. Pio V", ou seja, nada mais nada menos que "o RITO ROMANO"!

2 - O Missal de João XXIII é integralmente o Missal Romano (S. Pio V), ao qual foram acrescentadas rúbricas... Ou seja, estruturalmente nada foi alterado, mas sim acrescentadas "anotações".

3 - No Concílio Vaticano II, a proposta de um Missal X? foi avançada, e chumbada pelo Concílio;

4 - A proposta do missal X? voltou depois do concílio com a intenção de haver um missal que pudesse ser rezado por católicos e protestantes.... Eis o primeiro passo para a existência do Missal de Paulo V. ... A história é complicada e TRISTE... não vamos entrar nela. O que é certo é que foi promulgado este missal, e não foi abrogado missal algum anterior!!!...

5 - Em 2007 Bento XVI diz que o missal de Paulo VI é uma "forma" "expressão" ORDINÁRIA (continuada) do Rito Romano (portanto, do Missal de S. Pio V), e diz que o missal de S. Pio V é a forma extraordinária do Rito Romano.

O que eu lhe quero perguntar agora é o seguinte: como é que o missal de S. Pio V é a forma extraordinária de si mesmo?!... O Papa não explicou, e não é dogma de Fé, e não é um mistério de Fé, e não é algo dado pela Tradição da Igreja... É uma contradição que, como tal, não tendo matéria, sai do poder do Papa!!!... Se o Papa disser "a lua é quadrada" e agora passam a dizer que é quadrada, essa ordem não vale! Mas pode ser que eu esteja enganado e o João consiga explicar também como é que o missal de Paulo VI é forma ORDINÁRIA do Rito Romano quando o Missal de S. Pio V sempre foi a ORDINARIEDADE do Rito Romano? Acha que os nossos antepassados usavam uma "forma extraordinária do Rito Romano"!? .... É que se não me explicam isto eu acho que há muito maluquinho à solta para lá da esmagadora ignorância crescente entre os católicos!

Aguardo!

--- // ---

É suficiente.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES