05/09/13

O CATECISMO DA IDEOLOGIA DOMINANTE - AUTÁRQUICAS 2013 (em Portugal)

Em Portugal decorre a campanha para as eleições autárquicas. Cidades, vilas e aldeias estão repletas de "publicidade positiva" cheia de palavras chave para alcançarem o derradeiro fim: angariação numérica de votos populares (o clero e a nobreza talvez não possa...) com os quais se depositem numa lista vencedora parte dos direitos pessoais (que se acreditam ter), tal como o depósito de uma suposta representatividade (assim se acredita).

Num sistema tão absurdo, o que pressupõe falsas crenças e ideologia muito falível, a publicidade das autárquicas basta para mostra-nos que ideias (latentes) são as que dominam a sociedade de hoje, ideias DISCRETAMENTE incutidas e que no conjunto formam como que um "catecismo" da "nova civilização" (melhor dizer "anti-civilização").

Cansados das promessas rotativas e do sistema, um pouco maturados pela dor serena da crise conómica, os portugueses vão fazendo manguitos à República. Enquanto alguns continuam ainda a cair à esquerda ou à direita, não são poucos os que começam a voltar-se para "valores mais estáveis" esquecidos sobe a espessa poeira onde o Liberalismo e a República os quiseram tapar - mas ao soprar e olhá-los, o espectador levanta-se por aquele brilho fresco que acontece em todas as manhãs há milhares de anos. Entre os manguitos podemos encontrar maduras opiniões, discretas e serenas (à portuguesa). Há também muito humor, característica que nos acompanha quando achamos que o choro já nem pode dar destaque à pena (aparentemente contraditórios, sim somos, docemente irónicos, quanto baste - "brandos costumes").

Há dias, passava eu com o meu pai por uma das avenidas da cidade. Lá estava a propaganda estrategicamente colocada, outdoors com caras sorridentes penteadas, ou despenteadas, conforme o  "público alvo". Olhando toda aquela fartura, exclamou um de nós: "meu Deus, que gente tão empenhada em fazer o bem!", ao que acrescentou o outro:  "... que até se publicitam!".

Por acaso, ontem encontrei um espaço na internet dedicado ao ridículo das eleições autárquicas, mais propriamente o que vai em cartazes e outdoors. Eu ri bastante, mas o que mais me prendeu foi o tipo de mensagem que se lança ao "povo" como isco. O tipo de mensagem, slogan, é escolhido com cuidado, como sedutor a seduzido. Quais a ideias sedutoras lançadas ao público!?...

Vejamos:

1 - Palavras chave: "Renovar", "Futuro", "Juntos";


2 - Palavra chave: "Futuro";


3 - Palavras chave: "Unidos", "Vida", "Independente";


4 - Palavras chave: "Democracia", "Participação"


5 - Palavras chave: "Viver", "Decidir", "Juntos"


6 - Palavra chave: "Todos"


7 - Palavra chave: "Unir"


8 - Palavra chave: "Todos"


9 - Palavra chave: "Futuro"


10 - Palavra chave: "Unidos"


11 - Palavra chave: "Futuro"


12 - Palavra chave: "Novo"


13 - Palavras chave: "Mudança", "Soluções", "Vida"


14 - Palavra chave: "Mudar"


15 - Palavra chave: "Nova", "Actitude"


16 - Palavras chave: "Diferença" (emprego, impostos)

17 - Palavra chave: "Novos", "Desafio"


18 - Palavra chave: "Diálogo"


19 - Palavra chave: "Servir", "Continuar"


20 - Palavra chave: "Amigo"

21 - Palavra chave: "Amigo"


22 - Palavras chave: "Sexy", "Atractivo"


23 - Palavra chave: "Futuro"


24 - Palavra chave: "Une"


25 - Palavra chave: "Liderança", "Emprego", "Solidariedade"


26 - Palavra chave: "Futuro"


27 - Palavra chave: "Todos", "Tudo"


28 - Palavra chave: "Tudo"


29 - Ideia chave: "Participação" (dar voz a)

Etc...

É certo que esta não é uma amostra fidelíssima do universo da propaganda autárquica. Contudo é suficiente, pois sabemos bem que vemos por todo o lado este mesmo espírito e as mesmas palavras chave (raras são as excepções, que existem mais por força de originalidade).
Desta amostra de 29 "publicidades" recolhem-se assim grupos de palavras:

Renovar /Novo / Mudança /Mudar / Diferença (7)
Futuro (6)
Juntos / Unidos / Unir (6)
Vida /viver (3)
Independente
Democracia
Participação (2)
Decidir
Todos (3)
Solução
Actitude / Desafio (2)
Diálogo
Servir
Continuar
Amigo (2)
Atractivo / Sexy (2)
Emprego (3)
Solidariedade
Liderança
Tudo (2)
 Vamos agrupar tudo em ideias:

Agrupamento de indivíduos - Igualdade (11)
Mudança (7)
 Futuro (6)
 Fraternidade (5)
Viver (3)
(a continuar)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES