01/09/13

DO "NOVO MANUAL DO CATEQUISTA" (XVIII)



CAPÍTULO II
MANDAMENTOS DA
SANTA IGREJA

213. Que são os mandamentos da Santa Madre Igreja?
R: Os mandamentos da Santa Madre Igreja são leis com as quais ela, aplicando os mandamentos da lei de Deus, prescreve aos fiéis alguns actos de religião e determinadas abstinências.

214. Como tem a Igreja autoridade para fazer leis e mandamentos?
R: A Igreja tem autoridade para fazer leis e mandamentos porque na pessoa dos Apóstolos a recebeu de Jesus Cristo, o Homem Deus; e por isso quem desobedecer à Igreja desobedece ao mesmo Deus.

215. Na Igreja quem é que pode fazer leis e mandamentos?
R: Na Igreja podem fazer leis e mandamentos o Papa e os Bispos como sucessores dos Apóstolos, aos quais Jesus Cristo disse: "O que a vós ouve, a mim ouve; e o que a vós despreza, a mim despreza."


PRIMEIRO MANDAMENTO

216. Que é que nos ordena o primeiro mandamento ouvir Missa inteira aos domingos e festas de guarda?
R: O primeiro mandamento ouvir a Missa inteira aos domingos e festas de guarda ordena-nos que assistamos devotamente em tais dias à santa Missa.

217. Quem não ouve a Missa nos dias de preceito comete pecado grave?
R: Quem, sem verdadeiro impedimento, não ouve a Missa nos dias de preceito, e quem dá lugar aos seus subordinados para a ouvir, comete pecado grave e não cumpre o mandamento divino de santificar as festas.


SEGUNDO MANDAMENTO

218. Que é que nos ordena o segundo mandamento confessar-se o cristão ao menos uma vez em cada ano?
R: O segundo mandamento confessar-se o cristão ao menos uma vez em cada ano ordena-nos que nos aproximemos do sacramento da Penitência ao menos uma vez no ano.


TERCEIRO MANDAMENTO

219. Que é que nos ordena o terceiro mandamento comungar pela Páscoa da Ressurreição?
R: O terceiro mandamento comungar pela Páscoa da Ressurreição ordena-nos que recebamos o sacramento da Eucaristia ao menos no tempo da Páscoa.

220. Porque é que a Igreja, impondo que nos confessemos e comunguemos uma vez no ano, junta o "ao menos"?
R: A Igreja, impondo que nos confessemos e comunguemos uma vez ao ano, junta a palavra ao menos para nos recordar a utilidade e até a necessidade de receber muitas vezes, como é seu desejo, estes sacramentos.

(a continuar)

2 comentários:

Cláudia disse...



Difícil de pôr em prática, os mandamento que se refere a Santa Igreja,nos dias de hoje!

Salve Maria.



anónimo disse...


Quando não há possibilidade de cumprir um mandamento da Igreja não há falta!

Por exemplo, o ouvir missa refere-se à missa católica e não à protestante, ou à satância, ou a que Paulo VI inventou, mas sim aquela que foi transmitida pela Igreja ao longo dos tempos e que hoje querem chamar de "forma extraordinária do Rito Romano".

Etc..

TEXTOS ANTERIORES