18/09/13

ADOLESCENTE PORTUGUÊS FANÁTICO POR TEORIA DA CONSPIRAÇÃO - Curiosidade...

Um adolescente português comprou na página de leilões eBay, por 24.886€, um servidor na internet que foi utilizado pela organização Wikileaks, mas a compra foi feita sem o conhecimento e o consentimento do pai.


"De acordo com a revista "Wired", a empresa sueca Bahnhof pôs à venda no eBay um servidor informático que alugou à Wikileaks para guardar mais de 600.000 documentos confidenciais norte-americanos e tornados públicos em 2010 por aquela organização, fundada por Julian Assenge. Ao fim de vários dias de licitações, o servidor foi vendido na semana passada por 24.886 a um adolescente de 17 anos que utilizou a conta de eBay do pai para efectuar a compra, sem autorização deste.

O caso foi detectado quando a empresa Bahnhof recebeu uma mensagem do pai do comprador — “um homem que trabalha no setor industrial e vive fora de Lisboa” — dizendo que queria desistir da transacção, porque foi feita sem o seu conhecimento. De acordo com a revista, que teve acesso à troca de mensagens entre o administrador da Bahnhof, John Karlung, e o pai do comprador — cuja identidade foi mantida em segredo —, este terá ficado sem palavras com a compra e sublinhado que o filho é “louco por teorias da conspiração”.

A agência Lusa tentou obter esclarecimentos por parte do pai do comprador português, mas este escusou-se a prestar qualquer declaração pública sobre o assunto. Na verdade, o que esteve à venda foi equipamento informático — e não ficheiros — pertencente à empresa sueca e alugado à Wikileaks entre Setembro de 2010 e Julho de 2011.

A Wikileaks terá ficado desagradada com a intenção de venda do servidor na Internet, criticando a empresa Bahnhof, mas John Karlung respondeu que “os discos rígidos foram apagados (...) e a informação original não pode ser recuperada, nem mesmo pela NSA [Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos]. Se a compra do adolescente português for anulada, o servidor poderá ser adquirido pelo segundo licitador que mais ofereceu, cerca de 24.700 euros, refere a "Wired".

De acordo com a Bahnhof, o objectivo da venda do servidor — que tem “um grande valor simbólico para um verdadeiro coleccionador” — é angariar dinheiro para duas associações: a Repórteres sem Fronteiras e a Fundação 5 de Julho, sobre direitos no campo do digital." (fonte: P3)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES