21/08/13

20 de Agosto de 2013 - OPINIÕES DO BISPO CONDE DE COiMBRA (II)

D. Virgílio, Bispo Conde de Coimbra
(continuação da I parte)

Estamos no "ano da fé", e até agora não encontrei jovens oficialmente "bem formados" que conseguissem dizer por palavras suas o que é "fé" tendo por base o "Catecismo da Igreja Católica"! Nem no "ano da fé"...!? Mas igualmente os sacerdotes, no geral, não sabem definir "fé", e os que tentam não definem, "explicam". Como não hão-de haver preconceitos relativamente a "fé"? A fé é virtude (teologal) pela qual cremos em todas e cada uma das verdades reveladas (doutrina)...; mas quem sabe isto hoje!?... Onde está a eficácia do aumento sucessivo dos anos de catequese, quando não se sabem os conceitos básicos? O preconceito relativo a fé, hoje, pelo que vejo, coincide com o conceito à protestante, mas não tenho visto o clero a usar o conceito tradicional (o único verdadeiro). Porque estranhar os resultados!?... Dar o Brasil como um bom exemplo a este respeito é ainda mais estranho, porque lá o drama é maior, lá o conceito é esmagadoramente de índole protestante. Será que D. Virgílio, afinal, tem interesse em apoiar um conceito não católico que não coincide com o Catecismo Romano e Catecismo de S. Pio X e todos os que deles se desdobram?

No "ano da fé" todos festejam e celebram, sem que da hierarquia se veja promover a definição de fé. Cada um que imagine, ou retire um único sentido entre as linhas não convergentes apresentadas pelo "Catecismo da Igreja Católica", ou, na falta de definição que seja o mundo a guiar o conceito dos católicos!

Há dois anos, uma familiar minha fez a "primeira comunhão". Mesmo sendo uma pessoa inteligente e empenhada, a minha familiar não soube minimamente dizer o que é a Missa e o que acontece na Consagração da Hóstia. Nesse mesmo dia tive a oportunidade de falar com o pároco, e aproveitei para apalpar o terreno que ele andava a semear. Afirmei-lhe que a Missa é o Santo Sacrifício, ao que ele respondeu que sim, que "também é Sacrifício". Perguntei-lhe então porque é que na catequese as crianças não aprendem que a Missa é Sacrifício, ao que ele não soube responder. Disse-lhe que se elas não aprendem na catequese não irão aprender nunca por "vias oficiais". Perante a vergonha dele, ilustrei com uma expressão de João Paulo II: "apostasia silenciosa".

Senhor Bispo Conde de Coimbra, não só se ignora o que é a Fé como também a Missa (Santo Sacrifício). E como resultado temos uma população católica que foi formando falsos conceitos que, por acaso, coincidem na maioria, ou na totalidade, com os do protestantismo, afastando-se muitíssimo dos do catolicismo. Os catecismos básicos há muitos anos, gradualmente, têm vindo a retirar elementos fundamentais da Fé. Dou o caso da Missa: os catecismos foram-na reduzindo à Ceia, logo a população, gradualmente, vai ganhando falsos conceitos que, por consequência, despistam a Fé. No Brasil!?... Não... no Brasil a euforia não é Fé, é a mesma euforia que faz proliferar as ceitas e outras "religiões"... essa euforia, na verdade não pode ser "fé viva", é sim FOME viva.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES