18/05/13

NOVO PATRIARCA DE LISBOA - D. MANUEL CLEMENTE

Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente

D. Manuel Clemente (Bispo do Porto) foi elevado Patriarca de Lisboa (Arcebispo de Lisboa), a contar das 11:00 do dia 18 de Maio de 3013 (hoje).

D. José Policarpo, anterior Cardeal Patriarca de Lisboa, estava como resignatário desde 2011, por efeito do pedido feito ao Papa Bento XVI (argumentava ter atingido o limite de idade para o "cargo"). Bento XVI, não satisfez o pedido. O Papa Francisco, com a aceitação, vai contra a regra: os Patriarcas de Lisboa mantêm-se até à morte.

Como sempre foi, o Patriarca de Lisboa é sempre elevado a Cardeal, e esperemos que nisto não haja más surpresas. Contudo, já obriga a uma coisa: continuando vivo o agora Cardeal José Policarpo, esta nomeação faz por ela subir o número de Cardeais em mais um. No próximo Consistório, Portugal contará com 4 Cardeais.

É hoje o dia apropriado de dar uma palavra aos que durante anos acharam que uma "demissão" de D. José Policarpo seria solução para alguma coisa. Tontos... Nem a barbárie republicana vos ensina que as mudanças de cargo não são mais que ganhar tempo... Verei agora as "melhorias" que esperáveis!

Entre todo o bem que desejo ao Patriarca D. Manuel Clemente há o maior dos bens desejáveis: o da conversão. E tenho já um pedido a fazer: que condene a maçonaria e dê total desimpedimento às comunidades que querem apenas a missa de sempre.

"Adivinho" que será um tempo onde os erros se propagarão ainda com mais "fervor"...

Cardeal José Policarpo

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES