25/01/13

NOTA BREVE - DESCOBRIMENTOS


Pode haver dúvidas a respeito dos descobrimentos, e é natural que sim, não sobre as versões mais difundidas mas a respeito da realidade. É que no artigo "Portugal Não é a Espanha Nem é o Brasil", artigo compacto, deve fazer admiração a muitos que se viajasse às américas antes de Colon la ter chegado na sua primeira viagem oficial.

Como vimos, os jesuítas não tiveram qualquer problema em dizer que S. Tomé tinha chegado às américas (pelo menos América do Sul e América Central). Como se sabe pelos estudo recentes, quando Colon chegou às Antilhas já tinha as coordenadas do caminho que havia de percorrer, antes de 1500 os portugueses já conheciam o Brasil e já tinham chegado à América do Norte e à Australiana.

Há muito tempo que tento provocar a curiosidade dos leitores. Infelizmente ninguém lhes parece ter tocado nos temas, ninguém me perguntou ou criticou... É que tudo isto vai levar a coisas muito significativas, e ficam depois muito melhor entendidos os meandros da história dos descobrimentos e da evangelização, nomeadamente os de Portugal e Espanha-reino.

Recordo o mesmo assunto aqui tratado em artigos, tal como o "Em 1500 Foi a Descoberta do Brasil?". Os restantes não os mostro, porque quero revê-los ainda...

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES