01/11/12

COMUNISMO DO INFERNO VII


A INDÚSTRIA É O QUE IMPORTA

O espaço habitável por pessoa, era: em 1913 - 8 m quadrados; em 1923 - 5,8m q.; em 1928 - 5,9 m q.; em 1935 - 4,7 m q. ; em 1937 - 4,3 m q. (recorda-se que uma cama de pessoa só ocupa normalmente 2 metros quadrados, ou seja quase metade deste espaço.)
Para maior precisão sublinhe-se que por "espaço habitável" se entende a totalidade de chão disponível, contando corredores, cozinhas, retretes, etc.
O Estado soviético, que tudo sacrifica à construção da indústria pesada, nunca tentou o que quer que fosse para resolver esta terrível crise de habitação. (SUZANNE LABIN, Estaline, o terrível - Panorama da Rússia soviética).

LUCROU A ELITE!

Dum dia para o outro Moscovo passara por uma transformação total. Os directores das fábricas e chefes de repartições tinham esvaziado os cofres, mandado vir automóveis e fugindo para leste, abandonando os operários e empregados a sua sorte. (OKSANA KASENKINA, Uma existência dramática.)

AINDA MAIS ELITE

Ao soldado raso no Exército Vermelho são pagos em dia 10 rubros por mês; um tenente recebe 1000, um coronel 2400 rubros (O Economista, 3 de Julho de 1943). A proporção do soldo de um soldado raso para o de um oficial subalterno, no Exército Britânico é de 1 para 4, no Exército Americano de 1 para 3 e no Exército Soviético de 1 para 100. (ARTHUR KOESTLER, O iogue e o comissário.)

TRABALHA BURRO

O dia de sete horas e a semana de seis dias foram abolidos, o salário por peça diminuido e a percentagem de rendimento aumentada de modo que, apesar de um aumento de 15% na duração do trabalho, o salário mensal médio permaneceu o mesmo; demais foram impostas deduções aos trabalhadores incapazes de preencher a sua quota de produção individual - que 32% dos operários eram incapazes de preencher. (SHVERNIK, chefe dos sindicatos soviéticos, Declaração de 16 de Abril de 1941).

EXPLORAÇÃO ABUSIVA DA RURALIDADE

Os chefes apropriavam-se, para seu lucro pessoal, das terras pertencentes à colectividade... Os camponeses não recebem os seus salários legais... O gado, os cereais, as sementes, os lacticínios, os legumes e até as roupas pessoais são tiradas aos trabalhadores pelos dirigentes, sem qualquer contrapartida ou em troca duma remuneração muito inferior aos preços oficiais. (ESTALINE, Preâmbulo do decreto de 18 de Setembro de 1946).

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES