22/09/12

ACLARAÇÕES SOBRE O 3º SEGREDO DE FÁTIMA

Selos comemorativos da visita de Bento XVI a Portugal. No fundo vemos a Basílica do Santuário vista da nova Basílica da Santíssima Trindade. A branco, a Cruz da Ordem de Cristo, ao fundo e ao alto de cada um dos selos. Apresentam-se por ordem os três Papas que visitaram o Santuário, e com a indicação de cada ano das visitas, sendo que João Paulo II lhe fez três visitas, e os restantes Papas uma, cada.


Fora de Portugal corre a lamentável opinião de que houve um 3º segredo de Fátima falso promovido por Roma. Tal opinião faz passar a descrição da VISÃO relativa ao 3º segredo como próprio segredo.

Vamos aclarar, e rapidamente, sem mistérios nem enredos.

A Irmã Lúcia tinha escrito num pequeno papel o terceiro segredo, que foi então enviado a Roma. Mais tarde, a pedido do Bispo de Leiria, foi enviado um outro escrito mais extenso com a visão mostrada por Nossa Senhora, e que antecedeu a revelação do segredo. Ou seja, Nossa Senhora teve por "método", nas várias aparições, fazer ver uma sequência de imagens (visão) às quais fazia seguir de um segredo.

Portanto, houve dois documentos escritos e enviados a Roma separadamente e em anos diferentes: um com a visão, outro com o segredo correspondente. Isto não é mistério algum, pois sempre se soube, sempre esteve escrito, mas agora confunde-se muito.

No ano 2000, Roma decidiu revelar o segredo. Veio então o Papa João Paulo II a Portugal acompanhado do Cardeal Sodano. As expectativas eram muitas, Portugal e o mundo estavam atentos à transmissão da Missa desde no recinto do Santuário de Fátima. O Papa escolheu para essa missa uma leitura do Apocalipse (o dragão e a Mulher que lhe esmagou a cabeça...), fez o sermão onde reforçou a mesma ideia. Lembro-me bem destes momentos e pelo que vi e ouvi, todos esperávamos algo condizente com tal leitura e com tal sermão... até que entrou em cena o Cardeal Sodano.

Coube ao Cardeal ler o segredo (assim pelo menos pensámos...) mas, acabou por fazer um comentário a um escrito da Irmã  Lúcia (que julgámos ser o texto do segredo) citando algumas linhas. Hoje, depois de Roma anos mais tarde ter publicado uma cópia do escrito da Irmã Lúcia, sabemos que o Cardeal cometeu o grave erro de omissão textual, inclusivamente trocou o "cair morto" por "cair como morto". Por meio deste "cair como morto" foi-lhe possível dizer que o tal bispo vestido de branco (portanto, aquela figura do texto original) era afinal o Papa João Paulo II na ocasião do atentado em Roma a 13 de Maio. Fez ainda menção a todo o contexto histórico que atravessou Portugal e a Europa no séc. XX, onde a Igreja sofreu e foi perseguida.

Portugal inteiro indignou-se. Lembro-me do comentador da transmissão televisiva, o Cónego Rego, ter ficado depecionado e de manifestá-lo em directo. Eu fiquei um tanto confuso... não porque as palavras do Cardeal me tivessem parecido ilógicas mas porque tais palavras não condiziam com um "sentir" de gerações: era como se a montanha tivesse parido um rato (passe o ditado popular). Muitos ignoraram toda esta questão desde então, outros começaram rapidamente a descrer nas próprias aparições, surgiram as mais tolas teorias psicologistas, parapsicológicas, UFOlógicas... enfim, toda o tipo de "lógicas" lamentáveis.

Mas o que aconteceu naquele dia com o Papa João Paulo II e com o Cardeal Sodano? Simples: o Papa parecia ter preparado uma leitura e um sermão como introduções mas que acabaram por não coincidir com daquilo o Cardeal veio "revelar". Esta discrepância era afinal mais grave, porque, anos mais tarde, quando Roma publicou a cópia do tal texto escrito pela irmã Lúcia, a descrição da VISÃO, o Cardeal Sodano ficou exposto por se saber que não só aldrabou palavras fundamentais desse texto (que o público desconhecia então) como fez passar o texto da VISÃO pelo texto do SEGREDO.

Há agora gente estranha que se refere ao texto da VISÃO como uma "falsificação do segredo". Errado... são duas coisas distintas. Ora, onde pára o pequeno texto do SEGREDO?... Não se sabe. O que é certo é que os textos do SEGREDO e o da VISÃO nunca foram o mesmo.

Em língua portuguesa, e não noutra, o nome SODANO soa a "só" + "dano" (em espanhol seria SOLO+DAÑO). Deste Cardeal testemunhou Mons. Fellay que, depois daquele ter-se "aposentado", ficou a residir numas espaçosas instalações atrás da Basílica de S. Pedro tendo requisitado 5 secretários (muito activo...!!!)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES