23/09/12

A LENDA NEGRA DA "LÚCIA CATIVA" (I)

Em Portugal, os inimigos da Igreja, ateus e mações etc. tinham andado a deitar mão ao fenómeno Fátima. Depois daqueles atentados bombistas e coisas do género, em tempos recuados, como não impediram a difusão, tentaram a descredibilizar a única vidente viva (Lúcia). Já não se tratava de impedir o correr da informação mas sim de "colaborar" com a difusão... colocando nela a mentira descredibilizadora. Depois de alguns anos, Lúcia foi levada para Tui (território fronteiriço com Portugal). Tinha corrido por cá que os discretos inimigos andavam a tramar algo mais (coisa que fez redobrar a protecção à vidente). Começaram a espalhar que as aparições eram uma mentira, que por isso Roma teria levado a Irmã Lúcia para longe, teriam-na fechado no convento, para manter a "farsa". Não foi tudo: mais tarde, introduziram que  Roma tinha enviado depois uma falsa Irmã Lúcia a Portugal e que a verdadeira havia sido morta ou desaparecida em Espanha.

Agora, não poucos dos que não são maçons nem comunistas parecem ter lido pela mesma cartilha dos antigos inimigos de Fátima!

Acabo de ler uma lamentável construção erguida pelo Reverendo Pe. Méramo. Tais berros que lhe saíram ultrapassam certamente a do "anão dos assobios", de quem no séc. XIX falou o nosso ilustre Pe. Agostinho de Macedo. O Reverendo Pe Méramo repete o badalado até à exaustão do famigerado Pe. Mário Oliveira (o da Lixa - Portugal). Este Pe. Mário Oliveira, que escreve barbaridades contra os santos, em especial contra Nossa Senhora, difunde a tese da "Lúcia raptada"!
 
Como se entende que o Rev. Pe. Méramo tenha escorregado na apreciação (ou depreciação) Fátima e Irmã Lúcia!? Ao contrário do Pe. Mário Oliveira, o Pe. Méramo é defensor público da ortodoxia católica. Será que apenas foi um simples equívoco? Qual a dificuldade!? Fez uma onda de suposições, em vez de provar verdadeiramente assenta-se em "provas" mais fracas que as do evolucionismo (nenhuma delas é verdadeiramente prova). Mas o exemplo dos evolucionistas serve-nos muito bem para ilustrar o mesmo erro da escorregadela do Reverendo Pe.: também não dá NENHUMA prova real do que diz, porque cada "prova" sua é afinal outra nova suposição, na qual crê como verdade inabalável, pelos vistos.

Quais são as pseudo-provas do Pe. Méramo, afinal? Tirando aquilo que o mesmo denominou de "suposições", usa da pseudo-prova da comparação fotográfica (algumas fotografias da Irmão Lúcia ao longo da vida) e pseudo-prova da comparação da escrita da irmã Lúcia ao longo dos anos. Nos dois casos a comparação (uma vez mais, lembra o erro dos evolucionistas nas suas pseudo-provas: usam a semelhanças entre duas coisas, querendo que por isso uma tenha que vir de outra). O Pe. Méramo pega nas diferenças em tempos diferentes, situações diferentes, para concluir que a mesma Irmã Lúcia afinal eram DUAS. Teriam sequer de ser duas? Tal erro é semelhante a dizer que a água em estado liquido é outra diferenta da mesma em estado gasoso... algo assim!

Em traços muito gerais, digo ainda daquelas duas pseudo-provas:

1 - O meu conhecimento PESSOAL, por fonte directa, de que a Irmã Lúcia foi sempre UMA.
2 - Que sendo assim, as tais "provas" conspiratórias são falsas obrigatoriamente e que se são falsas podem ser provadas como falsas. Acresce que a falsidade delas é ÓBVIA a qualquer espírito que não esteja atormentado por estúpida teoria conspiratória.

Mais uma vez me desculpem se a linguagem esta a ser adequada.

Quanto ao ponto 1, nem pensar... Aqui não será revelado nem muito menos numa ocasião como esta. Quanto ao ponto 2 posso já adianto algumas pistas:

A) A LETRA

A grafologia dedica-se a analisar o carácter humano por meio da grafia. A sua metodologia é bastante rigorosa e das mais fiável em psicologia. Contudo, ao longo de décadas, têm vindo a alterar-se um pouco. O CONTEXTO da escrita tem vindo a ser tomado também em conta: se antes a escrita do mesmo individuo era tomada como algo estável, hoje ela é considerada cada vez mais considerando o contexto do momento em que se escreve (emoções, cuidado e preocupação de quem escreve) ou mesmo o conteúdo do texto.
 
Atalhando, perguntemos aos "crentes conspiratórios" porque motivo compararam os textos SEM linhas-de-apoio com o texto que querem rejeitar (o da descrição da VISÃO) o qual TEM linhas-de-apoio!?

Dica por dica, já ajuda esta que dou, a quem quiser. O resto ficará para uma oportunidade posterior (em breve, se Deus quiser).

Portanto, ter em conta as linhas de apoio ou a ausência delas; pois faz bastante diferença!

B) AS FOTOGRAFIAS

Uma única dica: comparar o mais possível das fotos da irmã Lúcia, por DATAS, em vez de seleccionar APENAS aquelas que servem à teoria conspiratória. Bastará então que UMA única fotografia que não sirva, para que a teoria conspiratória caia por terra!

Mais virá; algumas demonstrações com suporte médico, estudo anatómico e de imagem (teoria de percepção).

Ainda, os "iluminados" dizem haver uma carta verdadeira com o "verdadeiro segredo", escrita pela "Irmã Lúcia verdadeira" em Tuy, aparecido apenas agora. São tão distraídos que nem olharam bem a caligrafia do documento e sequer colocado por hipótese a sua falsificação (sobre isto tentarei fazer um artigo à parte para podemos rir um pouco, no meio de tanta desgraça).

(Ao lado, uma cópia da dita carta da "Irmã Lúcia raptada" com o "verdadeiro" segredo).

Desejo que os tolos se recuperem rapidamente.

Deus nos ajude.

Continuação (aqui)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES