19/03/12

S. TEOTÓNIO, OS LUSOS, OS PORTUGUESES (I)

S. Teotónio. Mitra aos pé, báculo na mão,e com a outra mão sustentando um globo de estrelas
(esta é uma das duas formas tradicionais de representar a S. Teotónio)

"O Apóstolo S. Paulo encomenda aos primeiros filhos da Igreja que não se deixem esquecer de seus propósitos: os ministros do Senhor enviados por Deus a anunciar aos povos a doutrina do Céu, a palavra do mesmo Deus, como [a ser] seus intérpretes fidelíssimos.

Esta saudável lembrança lhes faria ver o fim precioso da conversão angélica que esses grandes heróis do Cristianismo instituíram entre os homens; e ao mesmo tempo, como forte suavidade, os inflamaria no deseno de imitar tanta Fé e pureza de costumes ("Mementote praepositorum vestrorum, qui vobis locuti sunt verbum Dei, quorum intuentes exitum conversationis, imitamini fidem" Hebr. XIII). Sendo pois o glorioso padre S. Teotónio um dos mais ilustres Pregadores do Evangelho em Portugal, donde expurgou as superstições do Maometismo, quanto será importante e proveitosa sua memória para os que o veneram e reconhecem Protector prodigioso e perfeitíssimo exemplar de todas as virtudes? Viseu e Coimbra, cidades tantas vezes esclarecidas com os mais brilhantes raios deste sol reflugentíssimo, serão monumentos perenes de suas glórias, quando se honram e prezam do seu patrocinio. Para promover a piedade dos fieis nos obséquiosos cultos a S. Teotónio, se publica sua vida, para que imitando seus exemplos se disponham os devotos a receber por intercessão do Santo as bênçãos do Céu: pois é certo, segundo a promessa que o Apóstolo S. Pedro lhe fez em nome de Deus, que por seu meio há-de o mesmo Deus fazer muitos e grandes bens aos que se valerem do patrocínio e merecimentos de tão Poderoso Advogado.

As excelências do Padre S. Teotónio têm [sido celebradas]  por muitos e graves autores. Sua vida, escrita pelo seu discípulo anónimo, anda publicada em diversos escritores latinos, portugueses e doutras nações. Há pouco se imprimiu em Coimbra em uma breve notícia dos Santos Protectores desta cidade.

O patrocínio do mesmo Santo é uma das maiores glórias de que sempre se honrou a cidade antiquíssima e ilustríssima de Viseu. Ela se preza mais de ser santificada com a presença de Teotónio em vida e com a preciosa relíquia de seu braço, que parece a estar sempre defendendo, sustentando e abençoando, que de inumeráveis prerrogativas e excelências, que desde sua primeira fundação a adornam e engrandecem, pode ser com vantagem a muitas, quando não a todas as da província da Beira e reino de Portugal. Entende-se ser povoada pelos Turdulos, povos da antiga Lusitânia, 500 anos antes dos nascimento de Cristo. No de 138 antes também do nascimento, foi aí morto o celebre Viriato, valeroso Lusitano, terror dos Romanos, que não o podendo vencer por força ou indústria, á traição o fizeram cair nas mãos dos infiéis assassinos. Conquistada pelo cônsul Cipião, com toda a Beira, para que os maturais esquecessem as antigas proezas, levantou das ruínas de Viseu, que antes se dizia Vacca, uma fortaleza de Romanos no sítio onde se fez a Sé. Frontónio e Flaco, irmãos, autores de suas duas torres, em uam gravaram seus nomes, em outra as quais do império; por sua grande vista se disse Visoncio. Viso ou Viseu.

(terá continuação)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES