09/03/12

COMUNISMO DO INFERNO VI


A LOUCURA PROVOCADA

"A prisão de Brachko desencadeou uma nova onda de pavor através da fábrica. Todos aqueles que haviam trabalhado a seu lado, vivido na sua intimidade, estavam automaticamente condenados. O engenheiro-chefe Vishnev era o mais directamente ameaçado. Precisando consultá-lo sobre o assunto referente ao meu departamento, encontrei-o preso da mais negra melancolia. Logo às primeiras palavras percebi que já não estava em seu juízo perfeito. Sentado em frente da secretária, vestido com esmero, a Ordem de Lenine presa à lapela, chorava como uma criança, com soluços sufocados.

"Está vendo, Victor Andreyevich", disse, "quando vierem para prender-me, levarão também Lenine. Ninguém me procura mais. Ninguém me reconhece como engenheiro-chefe. Só Lenine me compreende".

Alguns anos mais tarde vim a saber, por intermédio de um amigo, que a alucinação temporária de Vishnev degenerara em franca demência, no decorrer das torturas a que o submeteram, A política secreta, julgando-se diante de um truque destinado a evitar problemáticas "confissões", intensificou os métodos de tortura até convencer-se de que a loucura era genuína". (VICTOR KRAVCHENKO, "Escolhi a Liberdade") >>>>>> - Neste momento este livro encontra-se à venda nos leilões do MIAU - recomendo.

NEM OS DEMOCRATAS E SOCIALISTAS ESCAPAM

"A perseguição às mais inocentes formas de heresia levou muitas pessoas ao degredo, quando não motivou condenações à morte. Um professor que tivesse tido um parente próximo que antes da revolução bolchevista houvesse exercido acção política, mesmo que fosse nos partidos socialistas ou democráticos estava sujeito a incessante perseguição." (OKSANA KASENKINA, "Uma Existência Dramática")

ESTRANHA LUTA CONTRA OS RICOS

"A situação privilegiada da nova classe dominante soviética, manifesta-se por vezes com um cinismo que nenhuma burguesia no mundo se permitiria. Assim em 13 de Dezembro de 1947 um decreto de desvalorização monetária defraudou de 9/10 dos seus haveres os detentores de notas, ou seja as camadas mais pobres, enquanto os antigos rublos das contas nos bancos são trocados pelos novos rublos ao para para as contas até 3.000 rublos, a 2/3 para as contas entre 3.000 e 5.000 rublos e a 1/3 para todas as contas acima dos 10.000. Assim os burocratas, que são em geral os principais possuidores de contas bancárias, não perdiam - em média - senão metade dos seus haveres ao passo que o povo perdia nove décimos." (SUZANNE LEBIN, "Estaline o Terrível")

A LUTA É ESTA... FANATISMO MATERIALISTA

"Devemos lutar contra a religião. É este o ABC de qualquer materialismo e, por consequência, do marxismo. Mas o marxismo não é um materialismo que fique no ABC. O marxismo vai mais além e afirma: é preciso dar às massas a explicação materialista das fontes da fé e da religião". (EM. JAROSLAWSKI, "Pensamentos de Lenine Sobre a Religião")

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES