13/02/12

MANDAMENTOS - MORAL CRISTÃ - CATECISMO (III)

Explicação. - Ao promulgar os dez mandamentos, no alto do Sinai, Deus proferiu estas palavras: Eu sou o Senhor teu Deus. Quando os monarcas, os chefes de estado,os comandantes de exércitos publicam as suas leis ou fazem os seus bandos, começam por dizer: "Nos, imperador, Rei, etc., ordenamos...", isto é, põem à frente das leis e decretos o título da sua autoridade.

Assim tinha feito Deus, promulgando a sua lei: recordou-nos os seus direitos de Deus Criador e os nossos deveres de criaturas com estas palavras: Eu sou o Senhor teu Deus.

2.º Estabelecido o título de direito, de autoridade, com que Deus nos impõe os mandamentos, Ele, pelo primeiro, Amar a Deus sobre todas as coisas, ordena-nos que havemos de ser religiosos, isto é, crer em Deus e amá-lo, adorá-lo e servi-lo como único verdadeiro Deus, Criador e Senhor de tudo. Em substância, impõe-nos o primeiro mandamento que pratiquemos a religião, que consiste em crer em Deus, revelador (isto é, que nos revela as verdades que devemos crer), e amá-lo como nosso supremo Bem, adorá-Lo e servi-Lo, como único Deus verdadeiro que é, Criador e supremo Senhor de todas as coisas e Criador de nós mesmos.

Deus é Criador de tudo, é nosso Criador. De nós, como criaturas inteligentes, exige essencialmente quatro coisas: a) que creiamos nEle quando, como suprema Verdade, nos revela as verdades e no-las propõe por intermédio da igreja; b) que o amemos, porque Ele é o sumo Bem e o nosso último fim; c) que o adoremos. Só Ele, porque é Deus, merece adoração. Diversa é a honra que na sociedade se rende aos grandes: suprema, máxima é a que se presta ao soberano. Honramos os superiores e os grandes da terra; honramos os Anjos, os Santos, Maria Santíssima no céu. Honra-mo-los, mas não os adoramos. Adoração (pela qual se reconhece o supremo domínio de Deus) presta-se somente a Deus; d) finalmente, Deus quer que o sirvamos, isto é, que observemos os mandamentos que nos deu; e que, com essa observância, reconheçamos também a sua autoridade e a nossa dependência dEle.

Que há de mais justo, de mais racional do que tudo isto' Que coisa há, portanto, mais justa e mais obrigatória do que a religião a qual consiste precisamente em crer em Deus, amá-lo, adorá-lo e servi-lo?

3.º A religião pode considerar-se sob vários aspectos: a) Em relação ao homem como simples homem. Neste caso dir-se-ia religião natural, atendendo a que o homem, guiado mesmo pela simples razão, devia conhecer, amar e honrar, do melhor modo possível, a Deus. - b) Em relação ao cristão.

(AQUI a continuação)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES