12/02/12

"CATECISMO CATÓLICO DA CRISE NA IGREJA" (16)

16. O Magistério eclesiástico é infalível?
- Sim, o magistério eclesiástico é infalível dentro de condições precisas, fora das quais os Bispos e os Papas podem cometer erros. Uma declaração ou homilia e até uma Encíclica pontifícia, ou um texto conciliar, não são em si necessariamente infalíveis. Unicamente o são as afirmações em que é reivindicada a infalibilidade.


17. Quando é o Papa infalível?

- O Papa é infalível quando fala ex Cathedra, ou seja, enquanto soberano doutor dos povos levanta uma verdade ao nível de dogma e obrigando os fiéis. Neste caso, a assistência do Espírito Santo é assegurada ao Papa, de sorte que não pode enganar-se. os teólogos atribuem geralmente ao Papa o privilégio da Infalibilidade em alguns outros casos, por exemplo nas canonizações (ao menos as canonizações anteriores a 1983 - as simplificações dos processos realizados nesta data, bem como a explosão dos números de canonizações, permitem duvidar seriamente que João Paulo II tivesse a mesma intenção que os seus predecessores realizando tais canonizações), nas leis gerais da Igreja, ou quando é feito o eco de todos os seus predecessores.

a) Onde podemos encontrar claramente expostas as condições em que o Papa é infalível?
- As condições em que o Papa fala infalivelmente são muito claramente expostas pelo primeiro Concílio Vaticano (Vaticano I, 1870), que definiu precisamente esta infalibilidade pontifícia. Ensina: Quando o Sumo Pontífice romano fala Ex Cathedra, quer dizer, quando no exercício da sua função de pastor e de doutor de todos os cristãos, define, em virtude da sua suprema autoridade apostólica, que uma doutrina concernente à Fé ou à moral deve ser abservada por toda a Igreja, goza, em virtude da Assistência divina que lhe foi 

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES