04/01/12

"ROMA - ROMA ETERNA" (X)




"ROMA"
(Ano XIII- nº 68. junho 1981)

Em Tribunal Por Dizer Missa

"Praga (AICA). - Um franciscano, o Padre Juan Bastha, de mais de 60 anos de idade, teve que comparecer no tribunal de Liberec, na Bohemia, acusado de "alterar a ordem pública". Tinha celebrado a missa sem "a permissão que a lei exige". A situação do acusado é especialmente delicada por ser franciscano, os quais não estão reconhecidos pela lei." (Boletim AICA Nº 1268, abril 9 de 1981)

Congregação Para a Doutrina da Fé Retira Condenação à Maçonaria

"Com data de 19 de julho de 1974 esta Congregação escrevia a algumas Conferências Episcopais uma Carta reservada sobre a interpretação do can. 2335 código de direito canónico, que proíbe aos católicos, sob pena de excomunhão, inscrever-se nas associações maçónicas e outras semelhantes.
Visto que dita carta, ao ser feita
 de domínio público, deu lugar a interpretações erróneas e tendenciosos, esta Congregação, sem querer prejudicar as eventuais disposições do novo código, confirma e precisa o seguinte:
1) Não foi modificada de modo algum a actual disciplina canónica que permanece em todo o seu vigor.
2) Portanto, não foi abrogada a excomunhão nem as outras penas previstas.
3) O que dita Carta refere sobre a interpretação da Congregação, só como uma chamada aos princípios gerais da interpretação das leis penais para a solução dos casos de cada uma das pessoas que  podem estar submetidas ao juízo dos Ordinários. Em troca, não era intenção da Congregação confiar às Conferências Episcopais que se pronunciassem publicamente com um juízo de carácter geral sobre a natureza das associações massónicas que implique derrogações das ditas normas." (L´Osservatore Romano - Ed. em espanhol. Ano XIII, nº10 (636). Março 8 de 1981)

Católicos Alemães Querem que se Celebre a Missa Tradicional Católica

"Roma (AICA) - Um total de 57% dos católicos praticantes na Alemanha desejam, segundo uma sondagem do instituto de Allensbach, a reintrodução da chamada "missa tridentina". Entre os católicos alemães em geral um 48% então a favor da reintrodução desta forma antiga da missa. 31% estão contra, e 21% indecisos." (Boletim AICA nº 1255, janeiro 8 de 1981)

Afeganistão: 500 Mil Mortos, 2 Milhões de Refugiados

"Cerca de meio milhão de pessoas já morreram no Afegasnistão enquanto outros dois milhões fugiram do país, especialmente para o Pakistão, segundo informações dadas por Sayd Bahaouddin Majrron, ex professor da Universidade de Kabul.
Com a intenção de vencer a resistência da povoação, as forças soviéticas vaiem empregando um gás que prejudica o sistema nervoso, ademais de bombas incendiárias e minas disfarçadas de brinquedos. Como consequência, estas últimas provocaram grande número de vítimas entre as crianças." (Pregão da TFP, ano 3, Nº 47, I quinzena, março 1981)

3 comentários:

Tarcisio disse...

Pedro, essa TFP a qual o texto se refere é a TFP brasileira? Gostaria de aproveitar para pedir que colocasse os botões de compartilhamento para as redes sociais, Facebook, Twitter e Google +, para facilitar a divulgação, obrigado.

anónimo disse...

Tarcisio Moura,

Eu, com pouca certeza, penso que essa TFP é Brasileira ou Espanhola ...

Credo... não conhecia essa expansão. Vou ver do caso e resolver o problema. Obrigado pela ideia.

anónimo disse...

Tarcisio...

Não sei o que passa, pois essas funções estão activadas mas não aparecem depois na página... infelizmente.

TEXTOS ANTERIORES