31/01/12

PERIGO PARA A PUREZA DA FÉ

O "vice-Papa", Cardeal Casaroli
" O "vicepapado" do Cardeal Casaroli também não é garantia para a pureza da Fé, certeza de que as gravíssimas questões teológicas em questão sejam encaradas pela perspectiva da fidelidade à Doutrina Católica. Isto já é notório.

Por ocasião do centenário do nascimento do padre Teilhard de Chardin, sacerdote que se afastou da Fé professando autênticas heresias, o Cardeal secretário de Estado enviou a seguinte carta ao reitor do Instituto Católico de Paris:









"Monsenhor

A comunidade científica internacional e, ainda mais, todo o mundo intelectual, está prestes a comemorar o nascimento do Pe. Teilhard de Chardin. A tremenda ressonância das suas investigações, junto com a irradiação da sua personalidade e a riqueza do seu pensamento, marcaram a nossa época de modo indelével.

Uma poderosa intuição poética do valor profundo da natureza, uma aguda percepção do dinamismo da criação, uma ampla visão do devir do mundo, conjugavam-se nele como um inegável fervor religioso.

Mesmo assim, sua vontade contínua de diálogo com a ciência do seu tempo, e seu intrépido optimismo ante a evolução do mundo, deram às suas instituições, através dos reflexos cambiantes da palavra e da magia das imagens, uma notável repercussão.

Orientada pelo completo em direcção ao futuro, essa síntese, por vezes expressada liricamente e animada pela paixão pelo universal, terá contribuído para restituir aos homens, presas da dúvida, o gosto da esperança. Mas, ao mesmo tempo, a complexidade dos problemas encarnados, assim como a variedade das perspectivas (metodologias) utilizadas, não deixou de suscitar dificuldades, que justificam um estudo crítico e sereno - tanto a nível científico como filosófico e teológico - desta obra nada comum.

Não há dúvida de que a celebração do centenário, no Instituto Católico, ou no Museum d'Histoire Naturelle, na UNESCO, assim como em Notre-Dame de Paris, ofereceram, desde este ponto de vista, oportunidade para uma confrontação estimulante, mediante uma justa distinção metodológica dos planos, em benefício de uma vigorosa investigação epistemológica. Aquilo que a nossa época provavelmente conserve, para lá das dificuldades da concepção das deficiências de expressão desta audaz tentativa de síntese, será o testemunho da da vida unificada de um homem aferrado a Cristo no mais profundo do seu ser, pronto a render-lhe tributo, ao mesmo tempo, a razão e a Fé, respondendo assim, quase antecipadamente, à invocação de João Paulo II: "Não tenhais medo, abri de par em par as portas a Cristo, os imensos espáços da cultura, da civilização, do desenvolvimento".

Alegro-me, Monsenhor, em transmitir-lhe esta mensagem em nome do Santo Padre, a todos os participantes da reunião que no Instituto Católico de Paris vossa reverência vai presidir em homenagem ao Pe. Teilhard de Chardin, y expresso-lhe seguramente a minha fiel estima."

Agostino, Cardeal Casaroli

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES