27/12/11

"ROMA - ROMA ETERNA" (VIII)


"ROMA"
(Ano XIII- nº 60. verão1979/80)

Sacrilega "Hospitalidade Eucarística"

O grupo de trabalho anglicano-católico de França, reunido em Poitiers, tratou o tema dos matrimónios mistos e a hospitalidade eucarística.

Este grupo fundado há 10 anos e reconhecido pelas respectivas hierarquias eclesiásticas preocupa-se com os matrimónios e famílias mistas anglicanas-católicas, cuja situação não é totalmente idêntica à das famílias católicas-protestantes. Por isto, o grupo, que está em contacto com numerosas paróquias, dioceses, comunidades religiosas que acolhem os anglicanos e dialogam com eles, vai fazer um balanço destes intercâmbios no plano espiritual, litúrgico, teológico, para facilitar o estudo e recepção das declarações comuns nas duas Igrejas sobre a Eucaristia, os ministérios e a autoridade da igreja.

Em França, os anglicanos estão frequentemente disseminados e isolados, longe dos sacerdotes da comunhão anglicana, o que os priva de uma vida sacramental ordinária. A pertenço deste grupo de trabalho, as autoridades anglicanas que têm jurisdição na França deram a conhecer à Comissão Episcopal para a Unidade, que elas receberão favoravelmente uma abertura à Eucaristia. Tendo em conta esta situação, no diálogo com os responsáveis da Igreja Anglicana, os bispos franceses acordaram que já nas suas dioceses a "hospitalidade eucarística" aos anglicanos que a solicitem. (ou seja: dá-se a comunhão a estes protestantes). (Boletim AICA, nº 1179-80, agosto 2 de 1979)

Bispo Anticatólico

Monsenhor Ovidio Pérez Morales nasceu em Pregonero (estado Táchira), Venezuela, e é o Secretário da Conferência Episcopal e Bispo Auxiliar de Caracas.

Em declarações feitas no suplemento cultural de "Ultimas Noticias" de 18-9-77 disse: "Não posso deichar de reconhecer que sou um fervente administrador do Regime Cubano".

Em Puebla não pôde calar-se e falou naquela ilustre assembleia do petróleo, do ferro, da conveniência do matrimónio dos sacerdotes para solucionar o grave problema da falta de vocações, esquecendo o conselho do Mestre Divino: "Pedi ao Senhor da messe", ou seja a Oração. Logo, porque não podia faltar em sua pobre actualização, atreveu-se a dizer: "A Igreja tem muito que aprender com o Marxismo". ("El Enano del Tapanco", apartado postal 47-164, México. D.F.Z.P. 14, México, ano VIII, nº 83, junho 1979)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES