19/12/11

"ROMA - ROMA ETERNA" (VII)


"ROMA"
(Ano XIII- nº 58. Junho 1979)

Checoslováquia Adopta a Detenção Psiquiátrica

Munique (AICA). Seguindo os passos da União Soviética, Checoslováquia é o segundo país de Leste a usar da psiquiatria para reduzir ao silêncio os oponentes políticos, revelou durante uma conferência de imprensa, organizada em Munique, Luker Pachman, jogador de xadrez de fama mundial.
Luker Pachman anunciou que possui uma ampla documentação, com declarações de testemunhos, fotocópias, documentos e outras provas. Realça que, pelo menos em três clínicas psiquiátricas checoslovacas, os oponentes ao regime são vítimas de "tratamentos" pela simples razão de  serem "indesejáveis".
Pachman acrescentou que a psiquiatria era utilizada como meio de luta anti religiosa. Citou os casos de Navratil e Lutopecy, que foram submetidos a tratamento no estabelecimento psiquiátrico de Gromeriz porque tinham apoiado uma petição de reivindicação de liberdade religiosa na Checoslováquia.
O caso manifestou a traição de alguns altos dignitários eclesiásticos do país, que aprovam a organização Pacem in Terris, que está ao serviço da opressão governamental e do regime comunista. A Santa Sé foi informada da participação de Monsenhor Josef Varna, Administrador Apostólico de Olomouc, nas medidas tomadas contra Agustín Navratil, aclarou Pachman acrescentando: "há traidores que danificam a Igreja e espera-se que sejam objecto de reprimenda." (Boletim AICA, nº1173, 14 de junho de 1979)

500 Sacerdotes Impedidos de Exercer o Seu Ministério na Checoslováquia

Frankfurt (AICA). Uma organização em Frankfurt pediu ao governo da República Socialista Soviética Checa que assegure o exercício do ministério livremente e sem entorpecimentos de todos os sacerdotes.  A proibição do exercíssio do ministério alcança, segundo os dados da central de Frankfurt, a uns 500 sacerdotes católicos e ao Bispo de Pozsony, Jan Korec, informa-se que a pesar de ter ficado em liberdade foi proibida até ao momento toda a actividade do ministério pastoral. O Bispo, doente com tuberculose, tem que ganhar o sustento como trabalhador auxiliar. (Berlim, AICA, nº1173, 14 de junho 1979)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES