29/11/11

ADESTE FIDELES - D. JOÃO IV de PORTUGAL

(NOTA: Já bastante depois deste artigo ter sido publicado, recebemos a informação de certa individualidade do mundo da música (em Portugal), a qual prova que o Adeste Fideles não poderia ter sido composto por D. João IV, sendo a prova mais evidente a da estrutura musical para lá da época de D. João IV.)
 
Estátua equestre a D. João IV
Terreiro do Paço
Vila Viçosa - Portugal
É muito afamada a música religiosa Adeste Fideles, conhecido antes na Corte inglesa como Hino dos Portugueses. Ei-la, a mais famosa composição Del'Rei D. João IV de Portugal.

Erroneamente, e posteriormente, foi difundida como se tivesse sido composta por outros. Tais autores, tendo nascido depois do mais antigo manuscrito da obra, não podem mais ser julgados por autores (nem hoje há perito algum que insista contra). O manuscrito provém da biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa (vila formosa onde o próprio D. João IV, "O Restaurador", coroou a Imaculada Conceição como Rainha e patrona de Portugal).

D. João IV, Duque de Bragança e Rei de Portugal, fez jus ao talento e gosto artístico da sua dinastia, produziu composições musicais maduras, de bom gosto, notáveis (como é exemplo da Crux Fidelis).

O Adeste Fideles é uma das composições religiosas mais conhecidas no mundo. Podem imaginar que na época do Natal, em todo o mundo, é cantado o Hino dos Portugueses em louvor ao nascimento de Nosso Senhor!?

7 comentários:

Unknown disse...

Este < HINO> é da autoria do REI de PORTUGAL D.JOÃO IV !!!

Um abraço Amélia Caspurro

Unknown disse...

Penso interpretar a vontade de muitos portugueses. Proponho que este Hino de Natal Português seja tocado principalmente na Basílica de Mafra. Sítio que pela sua excelência será a melhor forma de ser divulgado o seu verdadeiro autor, e que isso se espalhe por todo o Mundo!
O Adeste Fideles está no coração dos portugueses e nasceu do coração e do talento de um Rei Músico Português - D. João IV

António Cunha

anónimo disse...

Caro António Cunha,

Obrigado por comentar.

Sim, uma proposta interessante. Que haja mais que pense assim.

Obrigado. Volte sempre.

António Rei disse...

Este Hino terá chegado a Inglaterra com D. Catarina, filha de D. João IV, que foi Rainha de Inglaterra. Ligado à liturgia católica deverá ter ficado por lá mais ou menos abandonado, até que o John Francis Wade, quase cem anos depois, em 1743 deverá tê-la encontrado e, sabendo-o esquecido, ter-se-á arrogado a "autoria". Ou então, como se justificam duas partituras de 1640 no Palácio de Vila Viçosa ? Mr. Wade, clever but not so much ...!!!

anónimo disse...

Caro António Reis,

Obrigado por comentar.

Pois, a data não engana, e que data, e que data...

Volte sempre.

Velester disse...

Ho sempre avuto una particolare stima per l'amabile popolo portoghese. Non mi stupisce che questa meravigliosa composizione, l' "Adeste Fideles", possa essere stata pensata e composta da un Cristianissimo Re Lusitano, Monarca di una tarda benedetta da Dio. Massimiliano

anónimo disse...

Massimiliano,

Grazie per il comento, e grazie per le gentili parole.

Benvenuto.

TEXTOS ANTERIORES