11/10/11

"SILABÁRIO DO CRISTIANISMO" - (Capítulos XV) Recapitulação




(Capítulo XV)
"O Além"
Recapitulação






1 - A alma é imortal; separando-se do corpo, já não poderá mudar o estado em que se encontre no momento da morte. não haverá então possibilidade alguma de arrependimento reparador ou de aquisição de novos méritos. Portanto, a morte é o momento do qual depende a eternidade.

2 - Quem morre sem a graça, portanto, em pecado mortal, é condenado ao Inferno, ou seja, à separação eterna de Deus (pena de dano), e a outros tormentos (pena de sentido).

3 - Quem morre em graça, mas tem culpas, veniais ou uma pena temporal que cumprir pelos pecados cometidos, vá ao Purgatório e ali permanece até que a Justiça divina seja satisfeita.

4 - Os que morrem em graça e não têm culpas nem culpas veniais, nem penas que purgar - como também as almas do Purgatório terminada a expiação - são admitidos no Paraíso, ou seja à visão intuitiva de Deus, o amor perfeito e imutável, a felicidade completa. O grau de visão, de amor e de felicidade em proporção ao grau de graça adquirido em terra.

5 - Ao fim dos tempos, no Juízo universal, Jesus Cristo encerrará a história da humanidade e terá seu justo e total triunfo. Todos os Filhos de Deus, fieis nas provas desta vida, constituirão com Jesus Cristo a Igreja triunfante, e mediante o Filho, estarão unidos ao Pai com o amor do Espírito Santo pelos séculos dos séculos e viverão na alegria da divinização completa.

(Índice da obra, AQUI)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES