06/10/11

7 de Outubro - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - DE FÁTIMA (Portugal)


Hoje é dia 7 de Outubro, dia de Nossa Senhora do Rosário.

As últimas grandes aparições de Nossa Senhora foram em Portugal, na vila de Fátima, onde se identificou como a Virgem do Rosário.

Que têm a ver as aparições de S. Miguel ArcanjoAnjo custódio de Portugal, aos três pastorinhos? Qual o motivo de um Anjo Custódio aparecer pela primeira vez na história da Igreja? Porque motivo o Custódio de Portugal é justamente o mesmo que o da Igreja?

Nestes últimos anos tenho visto muitas interpretações a respeito de Fátima, contudo muitas são distantes do que podemos chamar de tradição religiosa de Fátima, constituída fundamentalmente pelos portugueses (desinteressados) que foram transmitindo de geração em geração tal ambiente religioso, com a maior das simplicidades. É um ambiente, mais do que um depósito racionalizado de palavras.

"Rezem o terço todos os dias"

Recomendação de leitura: Para quem não tem facilidade em aceder ao SCRIBD pode obter a "História dos Milagres do Rosário da Virgem Nossa Senhora" clicando na imagem em baixo (clique depois em "download Now", espere 39 segundos, clique então em "Download file now")

8 comentários:

Anónimo disse...

Por curiosidade, de onde conclui que São Miguel Arcanjo e o Anjo Custódio de Portugal são uma só e a mesma pessoa?

anónimo disse...

Anónimo,

Eu concluí? Não concluí. De onde concluíram os portugueses desde o séc. XII que S. Miguel Arcanjo é o Anjo Custódio de Portugal?

Quem sou eu para dizer o contrário?

Se por acaso tiver alguma informação a este respeito, por favor, compartilhe.

Obrigado, volte sempre.

(pode identificar-se se quiser...)

anónimo disse...

No texto há uma ligação "Anjo custódio de Portugal". Se recorrer a essa ajuda obterá mais informações sobre o que pergunta.

anónimo disse...

Anónimo,

Por sorte tinha aqui ao lado um livrinho chamado "Fátima, 1917" (Gerar J. M. van den Aardweg). Lembrei-me que este autor diz, na pág. 92:

"... pero resulta ser también el "ángel de Portugal", que por tradi le corresponde al arcángel san Miguel."

Não comente isto com especialistas espanhóis porque não costumam reagir bem a este fenómeno.

Anónimo disse...

É curioso porque eu supunha que o Anjo Custódio fosse o Anjo Gabriel, e não por moto próprio: repare-se que as palavras iniciais dirigidas por aquele aos pastorinhos são idênticas às dirigidas por este a Nossa Senhora no momento da Anunciação - Não temam/Não temas. O que faz pressupor que o Anjo Gabriel seja um ser cuja imponência e majestuosidade infunda temor a quem o vê num primeiro momento.

anónimo disse...

Anónimo,

Creio que é o mesmo "anónimo" de antes.

Até hoje se disse sempre que foi S. Miguel e não S. Gabriel!!!
Se não é por motu próprio é por motu de quem que o diz?

Anónimo disse...

Anónimo..

Supôs e pressupôs, apenas isso. Olhe melhor o relato das aparições, tanto as relativas ao anjo como a Nossa Senhora. Quando Nossa Senhora diz "não tenhais medo", certamente não se refere ao aspecto muito belo que tem. São aparições, situação extraordinária que causa alguma confusão a quem a observa, pelo menos nos primeiros instantes.

A sua intervenção é tão estranha que passa por mal-intencionada.

anónimo disse...

Anónimos,

Neste momento a caixa de mensagens permite a participação no MODO "anónimo" para os que não tenham conta apenas. É uma excepção, portanto, confiando que os usuários se identifiquem textualmente (colocando uma identificação em cada intervenção).

Chega-se ao ponto de o "anónimo" comentar o que diz o "anónimo", etc. A identificação, pelo menos, possibilita a ordem.

TEXTOS ANTERIORES