20/10/11

20 de OUTUBRO - Dia de Sta. IRIA (ou Irene) (I)

A cidade portuguesa de Santarém (1) , conhecida também por "capital do gótico" em Portugal, deve o seu nome a Sta. Irene (Santa + Iren). Recolhem-se, ao longo dos séculos, as designações distintas para o nome desta santa virgem e mártir: Iren, Irene, Irem, Eiria, Iria. A conhecida Cova de Iria, onde se situa Fátima, deve igualmente o nome a esta santa. 

No "Année Chrétienne" (1859 - Paris) diz o Pe. J. Croisset:

"Santa Irene, cuja memória é e tem sido célebre, com especialmente em Portugal, segundo se crê pelos monumentos eclesiásticos deste Reino, nasceu na localidade antigamente de nome Navancia (2) que é hoje a vila de Tomar [Portugal]..."

Em Tomar, no dia do Espírito Santo. Diz-se que é esta a vila de
nascimento de Santa Iria.
Sobre o local de sepultura desta santa virgem, podemos apreciar o encontro que ele teve com a Rainha Santa Isabel de Portugal por meio de milagroso acontecimento:

"... andava nas margens do celebrado Tejo, defronte de Santarém, onde a tradição conserva ainda hoje marcado com veneração o sepulcro da Inclíta Virgem, e Mártir Santa Irene, colocou-se a Santa Rainha de joelhos, quando de repente, (caso maravilhoso!) dividindo o Rio as cristalinas águas, fez franca a passagem descobrindo nas suas preciosas areias uma larga rua por onde a Santa Rainha pôde passar e venerar o sepulcro que os Anjos fabricaram à Santa Virgem, como diremos em seu dia 20 de Outubro." ( "Agiolocio Lusitano dos Santos, e Varões Illustres em Virtude do Reino de Portugal, e suas Conquistas", por D. António Caetano de Sousa. Tomo IV. LISBOA, M.DCC.XLIV. pag. 58)

A tradição religiosa em Portugal guarda que Sta. Irene é irmã do Papa S. Dâmaso, ele também português. Recorro ao 1º tomo do livro "Memorias para a Historia ecclesiastica do Bispado da Guarda" (LISBOA OCIDENTAL - M.DCC.XXIX), do Doutor Manuel Pereira da Sylva Leal, para conhecermos então da vida de Santa Iria:

"Vida de Santa Irene Virgem, irmã de S. Dâmaso Sumo Pontífice - Santa Irene, Virgem, irmã do grande Papa e Confessor S. Dâmaso, foi da mais ilustres produções cujo nascimento acreditou a Cidade da Idanha; e se o amor da verdade nos obrigou a restituir sinceramente Santa Antónia Mártir a Niceia [ havia uma disputa académica por saber o local de nascimento de Sta. Antónia Mártir e que, por final, se conseguiu demonstrar que não era portuguesa mas sim de Niceia. O Doutor Manuel Leal alertou que há provas de que Sta. Iria não tivesse nascido em Tomar, mas sim na Idanha tal como seu irmão o Papa S. Dâmaso]. [...] Pouco encontrámos que dizer da inculpável vida e relevantes virtudes de Santa Irene, mais do que seu irmão S. Dâmaso nos conservou memória no Epitáfio que compôs e colocou na sua sepultura; dele, das breves Actas de um antigo Martirológio m.f. dos Santo de Hespanha [não confundir com "Espanha"] que na sua Biblioteca conservava o Padre Thomás de Herrera, publicado por Tamayo e pelos Autores do Acta Santorum (Tamayo in not. ad Martyrolog. Hispan. 21. Februar. A. tom, I. pag 198. Acta SS. condem dis pag. 145. col. I. A. tom, I.), lhe formaremos um breve elogio, que sempre seria curto, e improporcionado para os seus grandes merecimentos, ainda que o dilatássemos com os adornos, e flores mais elegantes da Rectórica e eloquência. [...]"


-----------------------------------------------------------------------------
(1) O nome anterior era Sacalabis (3): "Scalabis é o antigo nome da Vila que os Romanos chamavam Jullum presidium, e nós agora Santarém, por causa do sagrado depósito do corpo de Santa Irene, que os Anjos sepultaram nas águas do Tejo." ( Novo Diccionario das Linguas Portugueza, e Francesza, Com os Termos Latinos". Pe. Joseph Marques. LISBOA, MDCCLXIV. pag. 649)

(2) Navancia (ou Nabância) é do mesmo nome do rio Nabão: "Nota 586. O. 89. vers. 3. Nabão. O Rio Nabão passa por Tomar vila celebre da Estremadura, e bem conhecida por ser pátria de Santa Iria, ou Irene, que com o seu Martírio de Santarém lhe deu o nome, e por ser cabeça da Ordem de Cristo como o seu sumptuoso Convento que não merecia menos vaticínio que os que no Poema se descrevem." ("Henriqueida - Poema Heróico". Por D. Francisco Xavier de Menezes. LISBOA OCIDENTAL, 1741.  pag. 107)

(3) Origem e corrupção de "Saclabis": "O nome Scalabis castrum lhe durou até que os Mouros tomaram a Hespanha [não confundir com "Espanha"], e eles lho corromperam em Cabelicastro, por dizerem Scalabis castrum, Mas os Cristãos, ou fossem Mozárabes, que entre os Mouros viviam sujeitos, ou os Portugueses, que a ganharam dos Mouros, por o corpo da bem-aventurada Mártire santa Irene, vulgarmente chamada Eiria, que no Tejo, pegado à dita vila, no meio das ondas tem sua milagrosa sepultura, lhes chamaram Santa Irene, e corrompendo-se, ou abreviando.se o vocábulo, se veio chamar Santarém." ( "Chronicas dos Reis de Portugal", de Duarte Nunes do Lião, Parte I, Tomo I. LISBOA, M.DCC.LXXIIII. pag. 113)

(Continuará...)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES