03/09/11

"ROMA - ROMA ETERNA" (VIII)




 "ROMA"
(Ano XII- nº 54. Março 1978)



"Boa Fé" Soviética

Com autorização estatal foram importadas na URSS Bíblias, cujo recibo foi confirmado pelo gabinete eclesiástico. As Bíblias foram entregues a uma papeleira da URSS para serem convertidas em papel. (Sol de Fátima de Madrid, ano 10 , nº 59, março-abril 1978)


Pelo Desenvolvimento da Apostasia

O discurso do Cardeal Ratzinger Arcebispo de Munique, pronunciou por ocasião do "Forum de Ratisbona" a 16/11/1977 teminou assim:

"Recentemente, visitaram-me dois Bispos sul-americanos com os quais conversei sobre suas experiências e esforços. Contaram-me que perto de cem seitas várias, nomeadamente cristãs reformadas, penetraram e mudam o aspecto religioso do país. Mencionaram um caso significativo, o qual os obrigou a um exame de consciência sobre o caminho da Igreja Católica desde o Concílio [Vaticano II]. Uma delegação de várias aldeias visitou o seu Bispo católico para lhe comunicar que agora eles ingressarão numa comunidade evangélica protestante. Estes delegados aproveitaram a oportunidade para agradecer ao Bispos por todas as belas obras sociais por ele realizadas durante anos que que as apreciam: "mas independentemente disso , faz-nos falta uma religião, e por isso converte-mo-nos ao protestatismo". Em tais encontros, opinaram os Bispos visitantes, revela-se a profunda religiosidade da gente e o erro de pensar que primeiro vem o desenvolvimento, e depois a religião". (Fels, Ratisbona- maio 1978 - nº 5 e "Jornal Católico Internacional" de Colonia 1978 - n º 2)


Convertido Diz que a Nova Missa Protestantiza

"Julien Green, da Academia Francesa, afirma que a Igreja se "protestantiza"."
"A nova missa adopta cada vez mais um carácter protetante: Estou bem situado para percebê-lo. A jogada que se realiza para fazer deslizar a missa romana fazia seguia o esquema luterano fazendo com que os fiéis, pouco ilustrados e pouco advertidos, não se apercebam da subtiliza. Não se equivoca neste ponto um homem como eu, que teve uma infância anglicana. Assim, quando a Igreja de ontem falava de Santo Sacrifício da Missa, a Igreja de hoje fala da celebração da Eucaristia. Tenta-se com a mudança de palavras modificar a base das coisas. ("Que passa?", de Madrid, 1/15 de julho de 1978)


Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES