26/09/11

IGREJA DE S. PEDRO e S. PAULO (dos "inglesinhos") I

"SS A PLIS PETRO ET PAULUS"
(Inscrição da porta que significa "Santos Apóstolos Pedro e Paulo)

































Em Lisboa, no Bairro Alto, ergue-se o edifício do antigo Colégio de S. Pedro e S. Paulo comummente chamado "dos inglesinho". O nome deriva da edificação da igreja aos Apóstolos S. Pedro e S. Paulo, e tal indica a missão a que o mesmo colégio se destinou durante séculos: a evangelização da Fé católica na Inglaterra protestantizada. Vinham a ele os moços ingleses ("inglesinhos") que, depois de ordenados sacerdotes, voltavam à pátria enfrentando os perigos da perseguição. Muitos ganhavam assim a palma da vitória.

Pouco depois do Concílio Vaticano II e da Nova Missa, ainda antes do assalto do 25 de Abril de 1974, pareceu a Roma não fazer mais sentido a nobre causa do colégio. Fecharam-se portas e, décadas depois, o edifício foi vendido para condomínio de luxo.


A igreja do colégio, pedra base da sua apostólica missão, felizmente manteve-se desocupada. Há um reconhecimento geral, até mesmo por parte dos laicos, que, pelo menos, deve esta igreja ser mantida fielmente. Está classificada como património pelo IGESPAR (Instituo de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico)

Aos poucos, colocarei informação sobre a Igreja de S. Pedro e S. Paulo (dos inglesinhos) e fazer alguns comentários oportunos.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES