06/09/11

DEUS E OS ESTADOS - S. MAURÍCIO

Uma lei de qualquer Estado não podem ser verdadeira lei permanecendo em oposição à Vontade Divina. Todas as outras leis do Estado deve o católico obedecer-lhes com bom propósito.

Em 286 (Imperador Maximiliano), durante uma expedição militar, a legião tebana (Tébas, no Egipto) composta por 6600 soldados cristãos, era comandada por Maurício. Pelo o bom porto da expedição mandou o Imperador fazer uma sacrifício aos deuses. A legião tebana pela sua Fé não se deteve para o tal sacrifício e continuou caminho até chegar perto do Lago de Genebra. O Imperador mandou chamar a legião e Maurício enviou-lhe um doloroso documento assinado por todos os seus oficiais, que dizia:
"Todos somos cristãos e servidores do verdadeiro Deus. Queremos ser-te fieis e lutar com ardor contra os teus inimigos, mas não podemos fazer o que o verdadeiro Deus nos proíbe."
Irritado, o Imperador mandou numerar os legionários em grupos de 1 a 10 e mandou matar os numerados com o 10. Esta operação repetiu-se uma segunda vez. Depois todos foram açoitados e finalmente apunhalados.

Mais tarde foi erigido um monumento no local onde estes 6600 mártires foram sepultados.

S. Maurício é um exemplo da obediência a Deus e ao Estado, colocando cada qual ao nível devido. Desobedecer ao Estado é uma obrigação quando isso implique obediência a Deus.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES