16/09/11

"CATECISMO CATÓLICO DA CRISE NA IGREJA" (14)





II
A FÉ


14. A Fé é necessária para a salvação?
- A santa Escritura ensina que a Fé é absolutamente necessária para obter a salvação eterna. "Aquele que acredita e que for baptizado será salvo, aquele que não acredita será condenado", disse Nosso Senhor (Marcos 16, 16). S. Paulo ensina: "Sem a Fé, é impossível agradar a Deus" (Heb 11, 6).

a) Qual é a Fé necessária para a salvação?
- A Fé necessária para a salvação não é qualquer crença, mas a Fé verdadeira, aquela que adere de maneira sobrenatural à verdadeira doutrina revelada por Deus.

b) Esta necessidade da verdadeira doutrina é visível na Sagrada Escritura?
- A necessidade de conservar a verdadeira doutrina é bem manifesta nas advertências reiteradas dos Apóstolos no que respeita aos descrentes e aos hereges: "Um tempo virá em que os homens já não suportarão a sã doutrina, mas pelo contrário, conforme às suas paixões e ao prurido de ouvir, escolherão mestres em quantidade e desviar-se-ão da verdade para se dirigir às fábulas" (2 Tim. 4,3)

c) Aquele que, sem culpa da sua parte, não aderem às verdades reveladas são necessariamente condenados?
- Deus dá a todos os homens a possibilidade de salvar-se. Aquele que desconhece as verdades da Fé sem culpa da sua parte obterá de Deus, num momento ou num outro, a possibilidade de receber a graça santificante. Mas é evidente que aquele que pela sua própria culpa não professa a verdadeira religião, perder-se-á.

d) A verdadeira Fé é portanto importante de maneira soberana?
- Sim efectivamente. Não se trata, nesta questão duma vã controvérsia entre teólogos, mas trata-se da salvação ou da desgraça eterna das almas imortais.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES