22/06/11

"VIDA DO INFANTE D. DUARTE" (cap XII)

VIDA
DO
INFANTE
DOM DUARTE

Pelo Mestre
ANDRÉ DE REZENDE,
mandad publicar
pela
ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS
DE LISBOA

"Obscurata diu populo, bonus erunt, atque
Proferet in lucem" . . . . . . Hor.

LISBOA
Na Offic. da ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS.

ANNO M.DCC.LXXXIX

Com licença da Real Meza da Commissão Geral sobre
o Exame e Censura dos Livros.



CAPÍTULO XII

Depois de o Infante assim casar, assentou, e acrescentou mais no repouso, e gravidade, fazendose menos fragueiro, e monteador, e occupandose mais em o governo de sua  casa e estado, e em exercisio de letras, para as quaes, como assima está dito, se quiz servir de mi. Hei vergonha de dizer com quanta humanidade me tratava, e honra e mimo, que me dava, e fazia; mas como isto resulta todo em seu louvor, naõ deixarei de o escrever, ao menos para que os nobres tomem exemplo de estimar os mestres, quando souberem como hum taõ alto Principe tratava o seu. Naõ consentia que eu estivesse esperando para entrarmos á liçaõ; mas ordenou que eu naõ viesse da minha pousada; até naõ ser chamado, dizendo que naõ era razaõ que eu perdesse meu tempo em esperar, podendoo gastar, e empregar melhor em meus estudos. E por isso mandou a Carransa seu Aposentado, que junto das casas conde Sua A. pousava, que eraõ sobre o chafariz do Rocio, me aposentasse á minha contade, e as pousadas custassem quanto seus donos quizessem; porque estando assim perto, sendo chegada a hora da liçaõ, e sendo chamado, prestamente com pouco trabalho meu, e sem perda de tempo poderia acodir. Se algumas vezes queria ir fóra folgar, e caçar, mandavame recado: Vai dizer ao meu mestre, se me dá elle licença para ir. Quando estavamos á liçaõ, faziame sentar tão chegado a si, que eu me afrontava, e corria, e dezialhe: Senhor, deixeme V. A. estar mais arredado, e ache que anda o Rocio cheio de fidalgos que passeaõ; e como estas janellas estaõ todas abertas, vemnos estar, e julgaremebaõ por mal estimado e descomedido. A isto me respondeo: Assi quero eu que nos vejaõ, e entendaõ como devem de tratar seus mestres, por amor disso chegaivos mais para cá."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES