02/05/11

"CATECISMO CATÓLICO DA CRISE NA IGREJA" (9)

II
A FÉ

9. QUAL É A CONSEQUÊNCIA DA NEGAÇÃO DUM DOGMA?

Aquele que nega nem que seja apenas um só dogma, pois perdeu a Fé, não recebe a Revelação de Deus. Ele mesmo arvora-se em juiz do que é necessário crer.

a) Não podemos renegar um dogma e continuar a acreditar nos outros restantes, e portanto conservar, ao menos parcialmente, a Fé?
- Como já vimos, a Fé não se assenta no nosso juízo pessoal, mas na autoridade de Deus que se revela e que não pode errar nem enganar-nos. Assim, devemos aceitar tudo o que Deus revelou, e não escolher unicamente o que nos agrada. Aquele que recusa aceitar tudo, que pratica uma escolha no depósito da Fé, impõe a Deus um limite (reservas, condicionantes), pois atribui a última palavra às capacidades do seu próprio juízo particular. Actuando assim, já não tem a Fé sobrenatural, mas apenas uma crença humana, apesar de concordar em muitos pontos com a Fé sobrenatural.


b) Podemos citar a este respeito os ensinamentos dos Papas?
- Por exemplo, o Papa Pio IX, na altura da definição do dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria em 1854 deixava claro: " É por isso que se alguém tiver a presunção, oxalá que não, de pensar contrariamente à nossa definição, que aprenda e que saiba que está condenado pelo seu próprio juízo, naufragou na Fé e deixou de estar na unidade da Igreja".17
- Escutemos o testemunho de Leão XIII sobre o mesmo caso:
"Aquele que mesmo num único ponto nega uma das verdades de Fé, perde na realidade a Fé toda, porque recusa a respeitar Deus como Verdade suprema e o motivo formal da Fé". (18)
O Papa cita Santo Agostinho, a propósito dos hereges: "É nas muitas coisas que eles estão de acordo comigo, e em poucas coisas que eles não estão. Mas por causa deste pouco em que eles estão de acordo comigo, os numerosos pontos de concordância não lhes servem de nada." (19)

c) Em matéria de Fé, é tudo ou nada?
- Não podemos ser católicos à 70% ou 99%; Ou aceitamos toda a revelação ou não a aceitamos, caso contrário apenas possuiríamos uma crença humana por nós mesmo fabricada. o facto de seleccionar apenas algumas verdades dentro do conjunto das verdades de Fé é o que se chama heresia (palavra grega que significa "escolha").

d) o que podemos pensar sobre o estribilho muito difundido segundo o qual, nas nossas relações com os cristãos separados, devemos olhar para o que nos une mais do que para o que nos separa?
- Quando se trata da Fé, é absolutamente falso e contrário aos ensinamentos tradicionais da igreja de dizer que é necessário olhar mais para o que nos é em comum do que para o que nos divide. Damos assim a impressão que as diferenças apenas comportariam pormenores sem importância, enquanto que se trata na realidade da plenitude da verdade revelada.


(17) - DS 2804
(18) - Leão XIII, Encíclica Satis Congnitum, 29 de junho de 1896
(19) Santo Agostinho, Comentários sobre os Salmos 54, nº19 (PL 36, 641)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES