01/02/11

RAINHA SANTA MAFALDA - 1ª parte


D. Mafalda Sanches era Infanta de Portugal, 11ª filha do Rei D. Sancho I 2º Rei de Portugal e da Rainha D. Dulce de Barcelona (infanta de Aragão). Nasceu em Coimbra em 1200 e o seu nome vem-lhe pela avó a Rainha D. Mafalda de Sabóia 1ª Rainha de Portugal. Seus irmãos eram, por ordem: D. Teresa, D. Sancha, D. Raimundo, D. Constança, D. Afonso II de Portugal, D. Pedro, D. Fernando, D. Henrique, D. Branca e D. Berengária, sendo que D. Mafalda, portanto, era a mais nova das Infantas. Outros filhos teve o Rei.
O Rei D. Sancho I de Portugal
(Largo da Sé da Guarda)
Depois da longínqua extinção do governo da Lusitânia, em Mérida, a grande cidade de Braga centro do poder religioso da Lusitânia continuou como excelente centro religioso, acabando por assegurar as funções de Mérida. Arrisco a dizer que houve aí uma Teocracia, e que o poder da Lusitânia tinha-se deslocado de um extremo geográfico (Mérida) para o outro (Braga). A restauração do coração da Lusitânia, com a fundação do novo Reino, Portugal, era empurrada a mudanças do governo territorial que permanecera nos acostumados moldes com D. Afonso Henriques. A tentativa levada a cabo por D. Sancho I saia deste modelo bastante próprio e aproximava-se de outros da Cristandade. Houve desajustes e desagrado geral às tentativas do Rei. De 1200 a 1210 a nobreza e o clero formavam a mesma posição de unidade por manter o modelo governativo face as tentativas do Rei. Se, no início, a nobreza tinha apenas ao seu lado a ilustre figura do Bispo do Porto veio-se-lhe mais tarde juntar a do Bispo de Coimbra. O litígio estava na indefinição do poder. Disto resultaram casos extremos culminados na excomunhão do Rei por aberto e injustificável desacato aberto à hierarquia. Tal excomunhão foi rapidamente levantada no mesmo ano de 1210, depois do procedimento e ritual obrigatório de qualquer levantamento de excomunhão: rectificação pública feita pelo próprio. Foram feitas as pazes com os Bispos do Porto e Coimbra, o clero voltou a estar isento do serviço militar (o que não abarca a luta física contra os inimigos da Fé, neste caso os muçulmanos). O Rei deu provas de generosidade e piedade e morreu exemplarmente como bom católico em 1211.

Túmulo do Rei D. Sancho I
O facto da breve excomunhão é aqui lembrado para realçar que este Rei deu à Santa Igreja três filhas que estão Beatificadas. Por ordem, são elas as Infantas de Portugal: Teresa, Sancha e Mafalda.

(2ª parte)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES