05/02/11

PAI NATAL - JÁ ERAS ...

Agora vim de um blogue de um senhor padre modernista mas, desta vez, por acaso, dei com um artigo que está muito bem . Não vou dar o link para não fazer propaganda. Transcrevo  todo o artigo, com imagens e tudo:




A mentira do pai Natal



"A origem histórica do Pai Natal torna-o ainda menos maravilhoso. Ele provém do Santa Claus americano, criado em 1881 para o jornal “Harper's Weekly”pelo cartoonista de origem alemã Thomas Nast.



Nast esteve durante toda a sua vida bastante ligado a meios revolucionários anti-católicos na segunda metade do século XIX. Estudou pintura com Theodor Kaufmann, quando estava refugiado nos EUA devido à revolução anarquista de 1848 na Europa. Foi correspondente de guerra das tropas do do revolucionário Giuseppe Garibaldi durante a unificação italiana.

Para criar o Santa Claus ele inspirou-se numa figura da sua terra natal, o Palatinado, chamada “Belzenickel”. Esse personagem ameaçava e batia nas crianças com uma vara de marmeleiro, por causa das coisas que tinham feito mal, uma espécie de anti-São Nicolau. Se a criança fosse muito má, ele metia-a num saco e levava-a embora - 

era assim que diziam os pais.

Com o tempo a personagem foi evoluindo, até que no início dos anos 30 a Coca-Cola utilizou-o muito na promoção da bebida, e vulgarizou-o na forma com que hoje o conhecemos.

Seria de desejar que as famílias católicas voltassem a difundir a ideia de que é o Menino Jesus ou São Nicolau quem atende os pedidos das crianças e nunca o Pai-Natal."



Acrescento que a tradição do S. Nicolau, que apenas se mantêm em escassas regiões do norte da Europa, a ser aplicada (restaurada) noutros lados deverá respeitar o dia de S. Nicolau em Dezembro também, mas que não se confunda com o Natal. 

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES