13/10/10

13 DE OUTUBRO DE 1917 - ASPECTOS FENOMÉNICOS

Entre a multidão que no dia 13 de outubro assistiu ao milagre do Sol encontravam-se pessoas de todo o tipo, incluindo uma pequena minoria de descrentes. Houve relatos recolhidos entre crentes e descrentes.

Relatou o DR. Garret:

“… justamente no lugar donde se encontravam as crianças (os pastorinhos), elevou-se uma fina e débil coluna de fumo azulada, elevando-se, pelo menos, dois metros por cima da multidão, e desapareceu… Este fenómeno, perfeitamente visível, durou uns segundos… O fumo se desfez subitamente, e, depois de um momento, repetiu-se o fenómeno mais duas vezes… Tirei os prismáticos. Não via nada, só colunas de fumo; estava convencido de que o fumo era dum incensário que era levado de um lado para outro e na qual queimavam incenso. Depois soube, por fontes bem informadas, que tinha passado o mesmo cada dia 13 dos cinco anteriores meses: naquele lugar não se queimava incenso nem se fazia fogo."



Muitos católicos desconhecem os momentos que precedem o milagre do Sol. Nossa Senhora abriu as mãos, subiu muito alto e, das suas mãos, caiu luz sobre o Sol. Foi neste momento que Lúcia disse “Olhem o Sol!”, e inicia-se o grande milagre. Esta visão de Nossa Senhora, obviamente, não foi dada à multidão, mas os fumos e o Sol, sim.

Fenómenos auditivos marcaram o início das aparições, muitos ouviam como que um trovão. Foi constatado um odor agradável depois de cada aparição. Uma brisa soprava constantemente e alguns ouviram um zumbido. Depois de terminadas as aparições a temperatura descia. As curas, incluindo as de cancro, deram-se sem qualquer explicação médica.


Um testemunho de Dominic Reis, em 1960:

“Onde estava havia como que um centímetro de água, estava ensopada… Chovia a cântaros. De repente parou de chover. O Sol começou a mover-se de um lado para o outro, tornando-se azul, amarelo, em fim, todas as cores. E vimos que o Sol se movia por cima das crianças (pastorinhos), sobre os três. Todos gritaram. Alguns confessando-se, mesmo sem padre… Pensei: ou estou louca isto é um milagre. Um milagre dos de verdade. “

Sobre o mesmo, nos diz uma senhora dos da Câmera e Vasconcelos:

“O Sol começou a girar como um pião, rodeado de cores. Parecia um castelo de fogo, e vinha em direcção a nós. Pensei que estava passando algo de sobrenatural.”

Um engenheiro de 25 anos, que teve de levar sua mãe, e esperava ir assistir a uma fraude, acabou por ver e relatar o milagre:

“Fiquei no carro. No início, dei-me conta que estavam todos a olhar para o céu . Por natural curiosidade, chamou-me a atenção, sai do carro e olhei também para o céu. Vi o Sol num céu limpo. Parecia uma peça de vidro incandescente, iluminada por trás, e girando em torno do seu próprio eixo; dava a impressão de que sobrevoariam as nossas cabeças. Foi quando comecei a acreditar. Estava seguro de que não era vítima de uma sugestão, Vi o Sol como não o voltaria a ver.”

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES