28/09/10

IMAGEM PEREGRINA DE FÁTIMA, SEIA, AFONSO COSTA



Afonso Costa, um dos maiores inimigos de Portugal em favor da maçonaria, foi natural de Seia. O homem, que prometeu que acabaria com a Igreja em duas gerações, já morto não pode ver como a sua terra natal recebeu a imagem peregrina de Fátima com tanto amor e devoção.  

Mau filho da terra, não parecia ser dos seus. Mau filho da pátria, porque foi contra todos os filhos dela. Mau filho da Igreja, pois foi contra Deus criador de todas as coisas.

Este republicano que "governou" Portugal, de avental posto, sabia bem da Fé de Portugal.

Há que lembrar hoje aos portugueses dormidos o que é Portugal.

Quando a imagem peregrina passou em Seia foram redigidos alguns textos relativos ao maternal acontecimento. Posteriormente, a diocese da Guarda editou o livro "A Virgem Peregrina" com todo o percurso nessa Diocese. Estes textos são escritos segundo observação directa e por recurso a textos publicados nos órgãos de comunicação regionais da época. Veja-se como foi na terra do falecido Afonso Costa:



"Seia Católica" Amplia e Completa a Reportagem da Viagem de Nossa Senhora, Dentro do Concelho

"Dias antes da chegada da imagem dava estas informações:

Trabalha-se já activamente na preparação de todos os actos para que as festas a Nossa Senhora sejam nesta vila dignas da gloriosa Mãe de Deus. O Pároco reuniu já com vários elementos católicos da freguesia para estudarem os actos a realizar e conveniente preparação dos mesmos. Seia tem tradições que importa honrar neste momento histórico, certamente dos mais grandiosos da vida católica da diocese da Guarda.

Foram construídas as seguintes Comissões: Comissão de Recepção e Fundos, constituída pelos Ex.mos Senhores: Dr. Virgílio Calisto Pires, Dr. António Mendes Cabral, Dr. Paulo Mendonça Falcão e Távora, Dr. José Nunes Pereira, Dr. Fernando Luís Madeira, José Guilherme Pessoa Pereira, João Borges Mendes Martins, Dr. Manuel da Mota Veiga Casal.

Comissão para iluminação e ornamentação: Dr. Luís de Almeida Melo, Manuel Trancoso Pessoa, José Tavares Correia e José Augusto de Brito Seixas.

Comissão de Senhoras: Ex.mas Presidentes dos organismos paroquiais: D. Maria das Dores Simões Pereira, pelo Agasalho dos Pobres; D. Ofélia da Rocha Casal, pelo Apostolado da Oração; D. Maria Isabel Figueiredo Martins, pelo Patronato de Nossa Senhora de Fátima; D. Maria Emília Plácido, pela Juventude Operária Feminina; D. Isabel Maria Saraiva, pela Juventude Escolar Católica.

Comissão pró-doentes: Todos os distintos médicos da vila, Ex.mos Senhores: Dr. António Melo Sena Mota Veiga, Dr. Eugénio da Rocha Santos, Dr. António Martins Leitão e Dr. Manuel de Carvalho. Comissão de Honra, presidida pelo Ex.mo Sr. Presidente da Câmara, Primeiro Tenente Dr. José Alves Rodrigues Dias de Castro; Juiz e Delegado da Comarca, Comandante da Legião, Sub-Delegado da Mocidade Portuguesa, Sub Inspector dos Bombeiros Voluntários e Provedor da Misericórdia.

A fim de Preparar espiritualmente a freguesia para as festas, virá a esta vila nos dias 9 a 13 o distinto pregador Dr. José Feliciano dos Santos, Director do Colégio Novo de Coimbra e ilustre ornamento da Ordem Franciscana, o qual fará conferências para homens e senhoras alem da pregação na igreja.

Avisam se os doentes que queiram receber a bênção no dia 14 para que desde já se inscrevam.

Rezemos todos fervorosamente para que a visita da Senhora Peregrina seja penhor de abundantissimas graças e favores celestiais."

Certamente existia um grupelho provavelmente escondido nos fundos da taberna, ou nalguma cave de palacete e que odiavam todos os demais populares devotos. Há muito afastados da graça de Deus conspiravam a continuação da demolição da Igreja para alastramento do reino das trevas.


Não há dúvida que Seia, em si, é católica, é portuguesa. Não há dúvida que Afonso Costa sabia contra que Portugal estava a lutar.

Hoje é 5 de outubro de 2010. Apelo, o mesmo aos "cidadãos da república", que não comemoremos o menor abafando o maior. Comemoremos a fundação de Portugal, que é coisa maior.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES