14/09/10

ABUSOS DOUTRINAIS CONTRA A FÉ CATÓLICA

Vim agora de fazer uns comentários na "A Casa de Sarto". Por lá se contradiz o esforço católico tradicional. Recomendo aos leitores não se orientarem por tal blogue e pedirem ao responsável que se defina. Dali fui a algumas ligações de cariz "lobo com pele de ovelha", dei com a "Una Voce" (que não é hoje o que foi no passado). Vou mostrar o que encontrei neste último site para aviso dos que andam arrastados por esse pseudo-tradicionalismo Ecclesiadeista:

1- "CONFIRMACIONES EN LA FSSPX.


22/08/10. No solemos publicar fotografías de la Fraternidad Sacerdotal de San Pío X. Hoy vamos a hacer una excepción, por la calidad de la imagen, tomada durante unas recientes confirmaciones conferidas por el obispo español don Alfonso de Galarreta, uno de los cuatro obispos en su día consagrados por el arzobispo Lefebvre. Y que publicamos en el deseo del pronto retorno a la plena comunión con Roma."

- Comentário ASCENDENS: Fazem excepção pela qualidade da imagem...! Constato pelos comentários que os "Ecclesia Dei" nadam em afectos desordenados pelo "bonito pomposo" (e até fotográfico) escapand-lhes a doutrina católica. Gostam de usar a "plena comunhão" como se fosse possível uma "comunhão parcial", e com a única finalidade de manter longe os olhares daquilo que os distingue principalmente da FSSPX: a Doutrina. Como pode haver retorno ao catolicismo se estes, que não estão em comunhão com a Doutrina de Nosso Senhor (a sua santa vontade transmitida e ensinada milenarmente pela Igreja), proclamam que os sempre fieis à Igreja (FSSPX) não estão em comunhão com Ela? Fica assim bem entendido que a excepção da publicação e propositadamente anunciada da foto tem dois aspectos: Publica-se a dita foto pelo agrado estético, sendo que, regularmente, as "publicações não realizadas" sobre FSSPX devem-se então à não aceitação de parte da Doutrina da Fé por parte da "Una Voce" (é esse também o cerne de afastamento da actual Roma).

2 - "MISA SOLEMNE EN NORWALK.
24/08/10. El Canónigo Aaron Huberfeld, ordenado recientemente en el Instituto de Cristo Rey Sumo Sacerdote, ofició Misa Solemne con la Forma Extrordinaria del Rito Romano en la parroquia de Santa María, en Norwalk, Connecticut, EE.UU."
- Comentário ASCENDENS: Um antigo sacerdote dum dos grupos "Ecclesia Dei", quando abraçou posteriormente a FSSPX, não sabia rezar Missa. O mesmo sacerdote assegurou que esse tal grupo "Ecclesia Dei", que tinha como uma das bandeiras a "defesa" da Missa de sempre, não lhe   ensinou devidamente a Missa e que nem havia bases teológicas suficientes para tal. Eu e outros sabemos isto, e há que dizê-lo aos católicos arrastados para a Missa antiga rezada por padres fora da continuidade da Tradição, padres modernistas conservadores da "Ecclesia Dei", ou até da Opus Dei. Por outro lado, há que saber que os sacerdotes e bispos ordenados pelo novo rito podem não estar realmente ordenados - esta é uma hipótese que gostaria de ver definitivamente aclarada sob informação apropriada.

3 - "ESPLENDOR DE LA LITURGIA: ABADÍA DE REIN.
24/08/10. Magníficos ornamentos utilizados en la bendición del nuevo Abad mitrado en la Abadía Cisterciense de Rein, en Styria, Austria, el pasado 21 de agosto."
- Comentário ASCENDENS: Este apego desordenado ao "bonito pomposo" é cultivado nos "Ecclesia Dei" e Opus Dei e por outros modernistas conservadores como constante na sua campanha e actividade, é uma marca. Este cultivo da vaidade é habitualmente desculpabilizado por eles como "o belo no culto". Prova de que não é uma questão do verdadeiramente Belo, atributo divino, é a omissão do Doutrinal em parte, e por colocarem a Doutrina em plano inferior sabemos que não estão bem ordenadas as suas intenções relativamente à Missa.


4 - "UN INTERESANTE PUNTO DE VISTA SOBRE LA CRISIS EN LA IGLESIA.


25/08/10. Fabrice Hadjadj es un intelectual francés, que se convirtió del judaísmo al catolicismo hace 12 años. En un artículo en Le Figaro, señala que la Iglesia ha atravesado crisis mucho peores, y que "mientras todas las demás instituciones han sido barridas en las tormentas de la historia, he aquí que después de dos mil años la barca de Pedro sigue su ruta, con una sucesión apostólica sin interrupción y una enseñanza que se ha desarrollado en lo esencial sin contradecirse"."
- Comentário ASCENDENS: Curiosamente este intelectual teve de juntar ao "sem contradizer-se" um "no essencial". Como os promotores da crise podem dizer que ela é grave ou não é grave? Apenas consideram alguns efeitos, os que dizem originados por factores externos.


5 - "SIEMPRE SACERDOTES (1).


25/08/10. Sacerdotes españoles vestidos con sotana o traje eclesiástico, en un día de convivencia en un turístico pueblo del Pirineo."
- Comentário ASCENDENS: Sempre o aspecto do vestir, omitindo sempre o aspecto doutrinal. Por consequência vemos nas ovelhas mal guiadas dos "Ecclesia Dei" modos de vestir muito pouco próprios para ir à comunhão. Perguntamos ao peixeiro se o seu peixe é ou não o pior do mercado?

6 - "FUNERAL EN SALLENT DE GÁLLEGO (2).


25/08/10. La Santa Misa, Novus Ordo, se celebró en una hermenéutica de continuidad, con el altar dispuesto conforme al ejemplo del Santo Padre y con uso de ornamentos negros. Tras la ceremonia, don Francisco Aurioles, párroco de la localidad, rezó un responso en el lugar del atentado.
- Comentário ASCENDENS: Os "Ecclesia Dei", como todos os restantes modernistas conservadores, apelam ao secundário omitindo o fundamental. Lá vem a gula visual, lá vem o mau Novo Ordo "bem rezado", tudo sempre com a nota latente: " tem a aprovação deste Papa actual". O birritualismo da "Ecclesia Dei" descarta que a diferença entre os dois ritos seja doutrinal. Como dar crédito a tal instituição?!

7 - "ARZOBISPO DE BELÉM DO PARÁ OFICIA MISA TRADICIONAL (3).


25/08/10. Detalle de las quirotecas o guantes pontificales utilizados por el Arzobispo Taveira Correa, en una ceremonia en la que fueron cuidados todos los detalles."
- Comentário ASCENDENS: "Guantes" significa liuvas. Mais detalhes e detalhes. É "feminina" este tipo de detalhice que dispensa a Doutrina. O detalhe, o costume, e tudo o mais deveria antes dimanar da própria doutrina.

8 - "SEMINARISTAS DE RALEIGH.


28/08/10. El Obispo de Raleigh, EE.UU., y sus seminaristas. Ocho nuevos este año, es decir más de un tercio del total. Las diócesis que están tomando una orientación más tradicional son las que logran un mayor número de vocaciones."
- Comentário ASCENDENS: Sim... apenas temos uma certeza quanto a isso: se querem ser Católicos terão de contrariar a posição actual de Roma. Curiosamente a atracção deles gravita em torno do "antiquarismo barroco". Deveria sair outra Mediator Dei, se houvesse Papa desemperrado para proibir este "antigo pelo antigo" e "bonito pelo bonito". Enfim, seminaristas modernistas ... não lhes valerá se forem muitos.

9 - "PRAXIS LITÚRGICA.
30/08/10. Este es el nombre de un nuevo blog dedicado a cuestiones litúrgicas, y del que nos informan nuestros amigos de Córdoba, Argentina. Y que estará dedicado al ceremonial litúrgico tanto en la Forma Extraordinaria del Rito Romano, como en la Ordinaria, celebrada en una hermenéutica de continuidad."
- Comentário ASCENDENS: Bem dito. Para os Católicos de Rito Romano existe apenas o Rito Romano promulgado conforme foi promulgado e codificado (por S. Pio V). Para os modernistas existem duas formas desse Rito que lhes são dadas a escolher consoante o gosto ou a pancada do momento: as formas ordinária (Paulo VI) e extraordinaria (João XXIII) do Rito Romano. Um verdadeiro católico não pode escolher, nem deve cair no equívoco. Alerto para quem não saiba que, na FSSPX, a Missa de S. Pio V conserva os dois "confiteor", como sempre.

10 - "ESPLENDOR DE LA LITURGIA: SANTIAGO DE CHILE (1).


03/09/10. Seguimos con el Novus Ordo bien celebrado, con cuidados ornamentos, en este caso en la Catedral de Santiago de Chile, en Chile, en la fiesta del Sagrado Corazón de Jesús."
- Comentário ASCENDENS: Como podemos fzer bem uma coisa má? Quem faz bem o que é mal faz um mal "bem feito". Quem mente bem faz um mal "bem feito", quem engana bem faz um mal "bem feito". Muitos são enganados, muitos andam enganados e enganam outros, reina o "bem" de fazer o mal. Esses, que se voltem para a Doutrina INTEGRA (a Fé não pode dispensar nenhuma das suas verdades).

11 - "ESPLENDOR DE LA LITURGIA: CAGLIO (3).


03/09/10. Otro solemne acto litúrgico: la procesión del pasado Domingo de Ramos."
- Comentário ASCENDENS: pelo contexto de todos os outros comentários, e pela linda foto que acompanhava este artigo, arrisco a dizer que o "solene" se refere mais à combinação de vermelhos e dourados. O que realmente importa ficou de fora.


12 - "ESPLENDOR DE LA LITURGIA: CAGLIO (1).


03/09/10. Nuestros amigos de Italia nos informan de la comunidad pastoral de Nuestra Señora de Campoé (comprendiendo las parroquias de Caglio, Rezzago y Sormano, en la Archidiócesis de Milán), donde se sigue la hermenéutica de la continuidad (Novus Ordo celebrado conforme al ejemplo del Santo Padre, Rito Ambrosiano, etc.), como en tantos casos gracias a un joven párroco, don Valentino Viganò."
- Comentário ASCENDENS: Veja-se a inversão. Temos agora no mesmo plano o despique modernista que clama por nomes oficializados para etiquetar os seus empreendimentos. Há que separar as coisas, pois muitas destas pessoas não se deram conta de serem levadas por grande erro. Como é possível haver continuidade quando se pratica o cerne da ruptura (Doutrina dada por Deus)? Incrível...

13 - "CÓRDOBA: CURSO PARA SACERDOTES.


Curso para aprender a oficiar la Forma Extraordinaria. Sacerdotes sin experiencia previa concluirán oficiando bien la Misa tradicional. Fecha: del 6 al 10 de septiembre de 2010."
- Comentários ASCENDENS: Isto diz tudo. Sacerdotes vindos das fileiras modernistas, seja lá qual for o tipo de formação teológica que tenham tido, com um curso de uma semana pretendem ficar aptos a oficiar um Rito que não conhecem e que representa, mais ou menos, o pólo oposto da sua aprendizagem!

14 - "ABADÍA DE SAN ANTIMO: MISA VERSUS DEUM.


05/09/10. En la Abadía de San Antimo, cerca de Castellnuovo dell´Abate, Italia, la Santa Misa, Novus Ordo, se celebra cotidianamente versus Deum, como pueden apreciar por la disposición del altar en esta fotografía de la web amiga Cordialiter."
- Comentário ASCENDENS: Repete-se o mesmo problema de vários angulos: O que é periférico promove-se, mas o que é fundamental permanesce negado. Estamos perante considerações feitas sobre o Novo Ordo, é um mal assumido como bem.

15 - "SIN PREJUICIOS.


05/09/10. El obispo emérito de Evreux, el ultraprogresista Monseñor Jacques Gaillot aceptó una invitación a cenar del padre Laguerie, superior del Instituto tradicionalista del Buen Pastor. La antítesis en la Iglesia, frente a frente sin prejuicios. Un problema de agenda impidió quizás al obispo hacer las ordenaciones sacerdotales de este año en el instituto, lo que hubiera provocado un auténtico shock en el episcopado francés."
- Comentário ASCENDENS: É falso. O Padre Laguerie, fundador do IBP, tinha saido da FSSPX na esperança de conseguir um acordo com Roma. Foi enganado por Roma e o IBP foi proibido de continuar com uma das métas: a Doutrina. Portanto o Pe. Laguerie passou da Doutrina católica à aceitação da Doutrina modernista na Igreja. É dentro da plataforma modernista que, isso sim, os dois opostos se batalham: conservadores e progressistas. Portanto há apenas dois lados em causa: os Tradicionalistas (Católicos por inteiro) e os modernistas (que se dividem em progressistas e conservadores).

16 - "ESPLENDOR DE LA LITURGIA: AZORES (2).


06/09/10. El amor y el respeto a la Eucaristía es hoy signo de identidad de los jóvenes sacerdotes."
- Comentário ASCENDENS: Há que ver se são mesmo sacerdotes, há que ver se rejeitam conscientemente a Doutrina. Basta rejeitar um artigo de Fé para não ter Fé (assim ensina a Santa Madre Igreja).

17 - "ESPLENDOR DE LA LITURGIA: AZORES (1).


06/09/10. Un ejemplo del Novus Ordo celebrado con la hermenéutica de continuidad querida por el Santo Padre. Altar con crucifijo central y seis candeleros, uso de ornamentos tradicionales (incluídos manípulo y solideo sacerdotal) y una liturgia cuidada hasta los detalles, en Azores, Portugal."
- Comentário ASCENDENS: A hermenêutica da continuidade, segundo o Papa, será apenas segundo a Tradição e como chave de leitura do Concílio Vaticano II. Logo a Doutrina de Sempre é a chave de leitura para o Concílio. Contudo os modernistas conservadores rejeitam a Doutrina de Sempre para darem espaço ao concílio sem chave de leitura. Já repararam que a chave de leitura dos modernistas acaba por não existir? Os modernistas progressistas falam de um "espírito do concílio" que lhe permite contrariar tudo e inovar tudo. Os modernistas conservadores defendem uma "leitura na continuidade" mas ignorando o que estava antes. Onde anda a chave de leitura dos modernistas conservadores se negam partes da Doutrina que os fariam admitir que são modernistas...?

18 - "COMUNIÓN DE RODILLAS: ARGENTINA.


09/09/10. Gracias a los numerosos amigos que tenemos en América, podemos ver como se extiende el ejemplo de Su Santidad el Papa, de disponer reclinatorios o comulgatorios en las Misas del Novus Ordo para la distribución de la Sagrada Comunión. La primera fotografía es de una iglesia en la diócesis de San Luis, en Argentina."
- Comentário ASCENDENS: Mais um exemplo de aparato ilusório. Os comungatórios, ou mesas da comunhão, como outras tantas coisas, são boas no seu contexto, isso sim. Este é outro caso de como estes modernistas conservadores publicitam continuamente o que é periférico e vivem afastando a centralidade. Habitualmente os fieis não têm como saber por onde estão a ser levados.

19 - "PROCESIÓN EN CANARIAS.


10/09/10. Un amigo nos remite esta interesante fotografía de la procesión de Nuestra Señora del Pino, Patrona de Canarias, en Gran Canaria, España, el pasado 8 de septiembre. En la procesión participan el Deán y el Maestrescuela de la Catedral, con sus trajes corales y los bonetes recuperados."
- Comentário ASCENDENS: Uma frase introdutória para levar a aspectos periféricos. Perdoem-me, que não é má a intensão, mas isto parece-me claramente uma posição farisáica.

A grande opção para os católicos, em meu parecer, é a FSSPX. Tudo o que é Opus Deis e grupos de "Ecclesia Dei" são muito maus, pois levam uma boa alma a pensar que está no caminho certo e está a ser levada para o mesmo caminho de onde quis sair.

4 comentários:

Teresa disse...

A única opção é FSSPX?

Então diz-me, com sinceridade e franqueza: quando Dom Tissier afirma categoricamente que as mulheres só podem ler livros de costura, cozinha e de como mobilar uma casa, tu concordarias com isto?

Não te parece isto uma infâmia e um insulto gravíssimo à inteligência feminina?

Mais propriamente, Dom Tissier afirmou que os homens devem ler livros sobre o reinado social de Nosso Senhor Jesus Cristo e as mulheres de costura e cozinha...

Ultraje gravíssimo!!!

Se isso é a Tradição, não obrigada. Eu não vou ser dona-de-casa; não me matei a estudar para isso...

No Opus Dei (na Obra), tratam as mulheres cultas com muita dignidade. Na FSSPX, ser culta é pecado grave... por ser mulher!

Teresa disse...

Ora vê-me lá esta pérola e diz-me se é mesmo isto que as mulheres católicas devem fazer (eu não farei, era só o que faltava....)
Q: Que livros você pensa ser mais essenciais aos fiéis nesses dias?

Tissier de Mallerais: Para todos, seu Missal e seu catecismo. Para moços, livros sobre o reinado social de Cristo. Para moças, livros sobre culinária, costura e de como mobiliar uma casa.


http://fratresinunum.com/2008/07/25/a-crise-a-guerra-a-apostasia-dom-bernard-tissier-de-mallerais/

Lindo lindo lindo!!!

Anos a fio a estudar para ser a melhor, anos a competir e a tirar as melhores notas; para agora ouvir um bispo da Tradição sair-se com uma pérola destas.

A Ecclesia Dei não tem destas coisas; muito menos o Opus! Onde a cultura e o trabalho intelectual/profissional da mulher são plenamente valorizados.

Como certamente compreenderás, eu não nasci para ser dona de casa.

Viva a Obra!!!

PS: Estive no México: até há escolas só para raparigas (o que não é errado nem está mal), mas...

Onde elas aprendem apenas a fazer trabalhos manuais - repugnante!!!

Ou seja, na FSSPX, ensina-se as mulheres apenas a cozinhar, a costurar e a fazer trabalhos manuais- tô fora!!!

Não Pedro, isso não é a verdadeira Tradição da Santa Igreja Romana, onde houve Joanas d'Arc, Catarinas de Alexandria, Teresas de Ávila e Beatas Hildegards Von Bingen...

ascendens disse...

Teresa,

Há que separar os temas. O tema implicado com a frase é um, os temas relacionados com aquilo que tu pensas que está relacionado com a frase é outro. Ficam de fora as tuas medalhas e fica de fora o caso de “universidade sim ou não”. Também o caso das santas que apresentas são adequados porque em nada corroboram, pelo contrário, essas santas sempre cumpriram a sua vocação como mulheres (caso contrário não seriam santas por rejeição à vontade de Deus, o género). Este último caso seria como querer contrapor o “ser homem” com o sacerdócio onde um homem não pode procriar. Enfim…

Observações sobre a frase:
1 – Não esquecer o contexto. A recomendação de Mons. serve para tradicionalistas;
2 - A frase não só descrimina moças, descrimina moços. Atribui a cada qual as qualidades próprias com estas descriminações “gémeas”;
3 - A frase é geral. Não pretende que os moços leiam apenas livros do Reinado Social de Nosso Senhor, nem que as moças leiam apenas sobre a família e a casa, como não se proibiu que os moços leiam um livro de culinária e as moças se proíba a leitura de assuntos políticos. Os exemplos são paradigmáticos, devem ser preocupações centrais na formação dos moços e moças;
4 – Relativamente à formação, os moços e moças têm de ser orientados ao fim que Deus lhes destinou. O género, que é diferente em si, determina qual foi a vontade de Deus relativamente a quem faz nascer.
As santas de quem falas:
- Não usavam calças quando em condições normais, muito menos na Igreja e não tinham problemas com isso;
- Essas mulheres santas nunca deixaram de fazer o seu dever para fazerem o que é “dever dos outros”;
-As Santas mulheres de quem falas nunca fizeram propaganda feminista;
- Todas as santas consultavam o clero quando não compreendiam algo da moral e dos bons costumes;
- Não há santos que dessem exemplo de preferir sobrepor a sua opinião às afirmações públicas de Bispos verdadeiramente católicos;
- Santo algum deu exemplo de que as suas convicções são inabaláveis ao ponto de as divulgarem como certas mesmo contra o apoio de tudo o que tem sido praticado ao longo dos tempos como sinal de bom costume. Etc. etc….

Pelo peso das afirmações aqui feitas, que são claras, solicito que no teu blogue haja algum tipo de formalização que contenham os seguintes pontos:
1 – Que a “tradição” defendida por ti não coincide nem segue o que tem sido feito e praticado por Mons. Lefebvre e a prática constante daqueles católicos que nem sequer passaram pelo modernismo e sempre se mantiveram com os costumes de sempre;
2 – Que mudes o link de “emdefesadelefebvre” para outro mais ajustado à tua posição actual;
3 – Que faças algo relativamente ao nome do teu blogue que é igual a uma das revistas da FSSPX “Tradição Católica”.
Sobre este teu comentário haveria muito que comentar. É muito significativo e claro.

ascendens disse...

Teresa,

Mons. não afirmou que os moços ou as moças "só podem".

Já que estão comunicativa tenta escrever uma carta de humilde pedido de esclarecimento aos Senhores Bispos da FSSPX em x de dizeres disparates. Fizeste-me lembrar alguém que disse há séculos: Na Igreja as mulheres devem ficar caladas!

Enfim...Será não será ?! Pelo menos está a parecer que sim cada vez mais.

TEXTOS ANTERIORES