16/02/23

DOCUMENTO MAÇÓNICO - Revelador

 A transcrição que segue é feita de um documento original da época:

CÓPIA - AO TRIÂNGULONº______
LIBERDADE - IGUALDADE - FRATERNIDADE
Grande Oriente Lusitano Unido
SUP:. CONS:. DA MAÇONARIA PORTUGUESA

-o-o-o-

CIRCULAR Nº1

--------------------


Cr:. de Lisboa, 10 de Dezembro de 1931 (e:.v:.)

O CONS:. DA ORD:. A TODAS AS
RESP:. OFIC:. DA OBEDIÊNCIA

Ao assumir os cargos do Cons:. da Ord... para que fomos eleitos, em sessão da Gr:. Dita, saudamos em nossos nomes individuais e em nome do Poder Executivo da nossa Aug:. todos os Maç:. da Obed...

O momento que atravessa a nossa Aug:. Ord:. é excepcionalmente grave. As forças do passado que se supunham vencidas, veem, depois da guerra, e aproveitando a confusão que se apoderou dos espíritos, recrudescendo de audácia, de violência e de ferocidade contra o ideal que a nossa Aug:. Ord:. representa.

O direito sagrado do Livre Exame e a crítica livre, são combatidas com ferocidade. Diante do ferocíssimo ataque às conquistas de mais de um século, realizadas e garantidas pelas Democracias políticas, parece estar novamente em causa toda a obra da civilização. Há nações escravizadas e ocupadas militarmente em que os direitos do Homem e do Cidadão são letra morta. A pátria de Garibaldi e de Cacour não respire esmagada pela pata do fascismo.

A situação portuguesa, por demais vós a conheceis. Regressou-se aos tempos anteriores à Convenção d' Évora Monte. O delírio apostólico e autoritário desce à praça pública, entre gritos que pedem sangue, victimas, perseguições e encarceramentos.

A inspiradora de todo este movimento de repressão, a entidade que lenta, mas seguramente preparou, o momento actual é a tradicional inimiga da Liberdade - A Igreja Romana -.



É nestes momentos perturbados que melhor se sente o valor, a força, e importância da nossa Aug:. Ord... Porque é principalmente a Maçonaria que os nossos adversários visam e perseguem.

Quando nós Maç.. precisássemos para acrisolar a nossa fé no papel social da Maçonaria, de argumentos, bastava a demonstração que os nossos adversários fazem - perseguindo-nos rancorosamente, destruindo os nossos Templos, profanando as nossas COfic.., encerrando o nosso Or... CC.. e RR:. IIr...

O Cons:. da Ord.. ao tomar posse lança a todos os Maç.. o brado de em pé e à ordem!

Em pé e à órdem na defesa do Ideal Maçónico, da Liberdade, da Justiça, dos Direitos do Homem. O valor duma instituição só nas perseguições se caldeia e revigora.

Este momento há-de passar pelo esforço e auxílio de todo o Povo Maçónico.

Que todos os Maç:. da Obed:. cumpram o seu dever, juntos com um só homem na defesa do Ideal Maçónico.

O Cons.. da Grd:. promete-vos que saberá cumprir o seu.

O PRES:. DO CONS:. DA OR:. Elyseu Réculus, 32:.
O GR:. SECR:. DAS RRFL:. DE JUST:. Marat, 15:.
O GR:. SECR:. DAS RRFL:. LLIT:. F. B:. Henrique Nogueira, 33:.
O GR:. SECR:. GER:. DA ORD:. Danton, 32:.
O GR:. SECR:. GER:. DA ORD:. Democrático, 33:.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES