30/12/18

ASCENDENS - COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO

Caros leitores, 

o "estado de necessidade" em que a Igreja está mergulhada é transversal, ninguém está fora do alcance porque condiciona a todos. A auto-demolição da Igreja é galopante e parece não restar espaço e tempo para outra boa obra que não seja a da salvação da própria alma, o auxílio aos outros no mesmo fim, o refúgio activo tão exigente. Se sobram forças, ajudar também de outros modos a desacelerar aquela queda ímpar na vida do catolicismo.

Como bem têm testemunhado os leitores, sempre foi respeitado aqui a privacidade exigida pela FSSPX nas suas coisas internas. Os seus documentos internos (que não são acessíveis aos fiéis), registos da vida interna da Instituição, e outros foram sempre aqui respeitados e nunca divulgados. Ora, se agora resolvo colocar algo cá fora, é por estar convicto de que pode ser verdadeiramente benéfico, e nem sequer ofende ninguém realmente.

De momento, o que irei transcrever não é tão inacessível, pois está acessível até "àqueles que colaboram no nosso apostolado".


Do 1º artículo do "Espíritu de la Fraternidad San Pío X - Para Uso Interno de La Fraternidad Sacerdotal San Pio X"; por Mons. Marcel Lefebvre; Seminario Internacional Nuestra Señora Corredentora (tradução Ascendens):

"A Fraternidade, ao cumprir o seu décimo aniversário, quer tratar de definir e descrever aquilo que chamamos de espírito da Fraternidade.
Escutamos-vos, aqui e ali, críticas mais ou menos vivas por parte de amigos nossos: "Os membros da Fraternidade creem-se privilegiados, creem ser a Igreja e assim faltam ao respeito aos outros; pretendem-se possuidores de tudo, controlar tudo, etc...". É possível que a juventude e a inexperiência no apostolado tenham provocado algumas vezes torpezas e mal-entendidos. É certo que devemos fazer todo o possível para praticar a caridade com todos aqueles que se esforçam, como nós, para combater o erro e manter a Fé. (…)" [escrito em 7 Fevereiro de 1981]

E ainda:

"O espírito da Fraternidade é antes de tudo o da Igreja, e portanto seus membros (sacerdotes, irmãos, oblatas, terciários) esforçam-se por conhecer cada vez melhor o Mistério de Cristo, tal como escreve S. Paulo nas suas Epístolas, e especialmente nas que são dirigidas aos Efésios e Hebreus. (…)" [do 2º artigo, escrito a 4 de junho de 1981]

Estes artigos encontram-se também fora do documento interno. Possivelmente, o mesmo documento é repetido e guardado entre os "lefebvristas" da chamada "Resistência", para os seus sacerdotes, irmãos, religiosos, e seminaristas. De certo não ofendi ninguém.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES