26/10/18

O MASTIGÓFORO - L ("Lei, Legislação")

letra
L


Lei, Legislação - Definir aquela, e melhorar, ou refundir esta nos diferentes reinos da Europa tem sido um dos primeiros fitos da Maçonaria. Lei, dizem eles mui empanturrados, e vaidosos, é a expressão da vontade geral, e por isso tem dado grossas alvíssaras ao Genebrino, que fez esta descoberta, que os antigos quiseram, e não poderão fazer! Lá me custa desfolhar, ou arrancar este florão da Coroa Maçónica, e para o dar a quem? Se fosse ao menos a um grande Filósofo como Platão, e Aristóteles? Ainda, ainda. Se fosse a um desses génios transcendentes, como foram os Lockes, e os Hobes? Tudo ficava em casa, e do mal o menos. Se fosse a um Jurisconsulto da estofa de um Bodino [Bodin] percursor das ideias liberais, ou ainda a um Teólogo como Fr. Paulo Sarpi? Não era descrédito para a Maçonaria … porém a um autor do séc. XIII, que morreu há bons 500 anos; a um Doutor da Igreja Romana, e a um Santo canonizado!! Oh! que desonra para os Mações, e para os seus chamados inventos!! É pois S. Tomás de Aquino, talento superior a quantos não aturdiram no séc. XVIII o que se explica assim na definição de Lei.

Non cujuslibet ratio facit legem, sed multitudinis, aut Principis vicem multitudeinis gerentes. (1ª 2ª questão 90 art. 3º)

Eis aqui patenteada a expressão da vontade geral; pois como a lei deve ser ordenada para o bem comum [cuidado; não confundir com a liberal deturpação de "bem comum", que é hoje entre nós de predomínio] supõe o Legislador, que todos, quantos lhe estão sujeitos, querem o bem; ideias estas já tão velhas na sagrada Teologia (ciência de estúpidos no Dicionário Maçónico) que é de admirar esse aparvoado júbilo, com que as festejaram os panegiristas do contrato social. Definimos de passagem uma das mais lindas expressões da vontade geral dos bons Portugueses. Quando se discutiram as basinhas Constitucionais houve grande mixórdia sobre a introdução da palavra única em o artigo concernente à Religião dos Portugueses. Uns 22 Deputados fizeram o seu protesto contra a exclusão da palavra ... mas tudo isto ficou em nada, porque; era contra a vontade do Jove Tonante do Maçonismo …. Ora 22 Representante dão por aí 500 a 600$ representados, o que não é tão pouco em um reino, que à muito puxar contará treze milhões de habitantes. Mas para que me canso? Expressão da vontade geral cum addito, com o acrescento "dos Mações" é a verdadeira definição, que somente agora ficará mais clara, que o definido.

No tocante à legislação passávamos neste reino excelentemente, e só com o desgosto de que muitas vezes não fosse observada, e guardada fielmente, e por sinal, que custou aos Portugueses altos e baixos, sábios e ignorantes que Mr. Lagarde fizera muitos encómios à nossa legislação, e o certo é que a combinou com a Francesa e na classificação de vários crimes, e das suas penas, o que certamente não indicava muito desprezo dos nossos legisladores. Aqui se deve aplicar o "Quod non fecerunt barberi, fecerunt Barberini" Vem do Porto uns barbinhas de alho muito empavonados de ciência, e poder legislativo, botam-se às nossas leis como os seus martelos, e picaretas fazem, desfazem, concertam, e desconcertam, e em todas as suas providências realizam, e desconcertam, e em todas as suas providências realizam a fábula da sementeira de Cadmo, que produzia umas homens armados a matarem-se uns aos outros, e nós que os ataremos!! Não fizeram lei que prestasse, e o seu até aqui lei, o seu parto mais laborioso, o seu ratinho de lei da Liberdade de Imprensa, foi toda uma pura miséria, que logo nos primeiros Conselhos de Jurados se lhes conheceram falhas terríveis! Sei que um Pároco do Bispo de Coimbra, homem de tanto saber, como virtude, (Manuel Pires Vaz, Prior do Couto do Mosteiro) e que já luziu nas Campanhas da Gazeta Universal, tem escrito largamente sobre este sujeito, e confio que há de pôr bem a Calva à mostra e esses ineptos legisladores.

(Índice da obra)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES