03/08/18

CATECISMO e catecismos


De forma muito resumida, apenas em tom de urgente aviso a incautos, o blog ASCENDENS repete hoje aquilo que seu autor sempre anunciou pelos vários locais de discussão:

- Os vários catecismos não têm todos o mesmo valor;

- Entre todos, podemos destacar dois grandes grupos: a) o Catecismo Romano, b) e as aplicações, desdobramentos, etc. nas versões posteriores, as quais inequivocamente têm promulgação mais modesta;

- Entre este último grupo há a destacar os casos "problemáticos", ou seja, os catecismos que são fruto da tentativa de submeter a Doutrina tradicional da Igreja a uma visão baseada no Concílio Vaticano II; situação que acaba por inverter a ordem própria, que é a Doutrina segundo a Tradição como regra e guia de interpretação católica, seja ela pastoral, jurídica, disciplinar etc.

- Estamos seguros quanto ao Catecismo, por dois motivos: a) porque seguimos a mais autorizada e experimentada "versão" anterior ao tempo dos complicados labores pós-conciliares: Catecismo Maior de S. Pio X (com as explicações e exemplos), b) porque não retirámos ao Catecismo Romano o seu lugar ímpar entre os catecismo, ou seja, que este é O Catecismo. (são estas considerações formais, e não meras recomendações que necessitariam de outro tratamento).

Lembramos que ao Papa é dado o poder para GUARDAR, DEFENDER, ENSINAR a mesma Doutrina, Moral e Costumes, e NENHUM poder lhe foi dado para nestas matérias inovar (cf. Concílio Vaticano I).

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Ascendens, o Papa Francisco pode bem dizer o que quiser enquanto não for catequizado. É um mistério muito grande, e a Igreja nem proveio mecanismo de impedimento para os casos de hoje, nem teve exemplos históricos: os Papas, Bispos, e Padres, gradualmente, foram enfilosofados das linhas dominantes no mundo (espírito do mundo) ao ponto de não saberem mais que coisa é católica ou não católica, que coisa é de Deus ou do Diabo. Contudo, grande mistério e Cruz nossa, são nossos legítimos superiores.

anónimo disse...

Enfilosofados … Olham para as coisas de Deus pelo monóculo das fábulas! Sim, grande Cruz; um mistério do Fim dos Tempos.

TEXTOS ANTERIORES