23/12/17

ADESTE FIDELES - "O Hino Português"

Vicent Novello
Está provado que não poderia ter sido D. João IV o autor da famigerada composição musical do "Adeste Fideles". Segundo as investigações mais recentes não há certezas da autoria.

O Adestes apareceu em várias publicações inglesas como "Portuguese Hymn", o que terá contribuído para a formulação de que a autoria teria de ser de D. João IV, compositor e pai da inglesa Rainha D. Catarina de Bragança. O Hino Português era cantado na Embaixada portuguesa em Londres, um dos poucos locais onde o culto católico era permitido.

A "Burropédia" diz bem: "Vincent Novello (1781–1861), que foi, a partir de 1797, Mestre de Capela e Organista da Capela Portuguesa, publicou em 1811 uma colectânea intitulada "A Collection of Sacred Music, as Performed at the Royal Portuguese Chapel in London" que teve depois grande influência na constituição de um repertório católico inglês, e como “Adeste fideles” estava nela incluído passou a ser conhecido como o Hino Português e assim se foi divulgando no mundo católico internacional."

Em tempos de S. Pio X o hino passou a integrar o Liber Usualis.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES