30/05/17

TRADICIONALISTAS PORTUGUESES - Desde a primeira hora


Dos blogs tradicionalistas em Portugal o blog ASCENDENS foi provavelmente aquele que se pautou por uma visão mais ontológica (filosofia do ser), em qualquer coisa tratada, servindo-se dos factos históricos como palco didático; e agora em 2017 cumprimos uma década de existência. Dizemos que Portugal tem essência, e não faltam as publicações que tratam Portugal como o Reino que é (bem visível até D. Miguel), hoje ocupado (como todos os Reinos cristãos). Estamos nas antípodas do sensualismo filosófico (do qual Le Roy é o mais extremo). Somos Tradicionalistas apenas, por isso  Realistas (filosoficamente), e que desde sempre difundimos os grandes heróis da Tradição Católica portuguesa (frente às revoltas liberais do séc. XIX), testemunhos vivos da ortodoxia católica e são patriotismo, e não teóricos nem activistas. Também não nos cansaremos de dar aos nossos leitores uma selecção de maravilhas, como esta:

"As suposições que os astrónomos imaginaram não são necessariamente verdadeiras; ainda que estas hipóteses pareçam salvar os fenómenos (salvare apparentias), não se deve afirmar que são verdadeiras, pois quiçá poderíamos explicar os movimentos aparentes das estrelas por algum outro procedimento que os homens ainda não conheceram."
(S. Tomás de Aquino - summa theologica, I, q.32, a. 1. ad 2)

4 comentários:

Cláudia Arruda disse...

Que se cumpram tantas outras décadas, se assim Deus quiser.




anónimo disse...

Com tanta adversidade... Deus me dispense. Se a consciência não me falasse mais alto, eu já não andava nisto nem em outras coisas do género.

Cláudia Arruda disse...

Caro Pedro,

foi tão generoso e paciencioso, quando decidiu ensinar-me o que hoje sei de Doutrina, fé e vida espiritual. Se não fosse o meu medo das “adversidades” e teimosia(orgulho), etc., hoje o quanto saberia mais.

Alegre-se, pois, teve muita coragem de dizer a Verdade, e continuar o mesmo. Impossível servir a Deus seja no matrimónio, celibato, etc., sem as “adversidades”.

Força.

Minha falecida avó dizia: “tem mais Deus para dar que o diabo a tirar”…

Anónimo disse...

Obrigado. Apenas fiz o que achei que teria de fazer.

TEXTOS ANTERIORES