29/05/17

NA SERRA ALTA - Modernismo Multi-aplicado

S. Pio X
"A respeito do conceito "modernismo", ao sério exame académico não escapa o geral e progressivo fenómeno do desentendimento público. O sentido próprio da palavra "modernismo" tem sua raiz académica no séc. XIX, e é ontologicamente definível como erro relativo ao Ser (eis o âmago irredutível). Na medida em que esse ontológico pressuposto é tomado e aplicado a qualquer área do saber, ou da arte, assim produz sequentes conclusões; foi aplicado na literatura, artes plásticas, sociologia, etc.. No final do século XIX Tyrrell aplicou-o directamente à Teologia, e o alarme soou na Igreja. Em 1907, S. Pio X condenou-o com o nome de "modernismo" através da Encíclica Pascendi, na qual caracteriza-o segundo o que mais urgia combater na Igreja: possibilitar identificá-lo rapidamente entre o clero, para travá-lo na Teologia e Filosofia. (...) Portanto, não há uma variedade de "modernismos", trata-se antes do mesmo erro em peregrinação, produzindo efeitos diversos, tomando múltiplas caras, tantas quanto sejam as realidades onde aplicado. (...)
A condenação do modernismo não se confina àquela ocasião e contexto histórico, nem apenas àqueles vários erros provocados no campo teológico; a condenação papal é para sempre, e dada ao erro "modernismo" concretamente. (...)
O pouco interesse ontológico dos Tradicionalistas pelo modernismo, e o desprezo que os restantes querem dar, produz novo e delicado fenómeno: ignorando o conceito [ontologicamente], manter-lhe o nome recheando-o com características de algum grupo de pessoas, às quais se decida chamar "modernistas"".
(na serra alta - J. Antunes)

5 comentários:

Anónimo disse...

ISSO TUDO FALOOU

anónimo disse...

Pois sim.

Na mesma obra há referências ao modernismo que já foram publicadas:

- http://ascendensblog.blogspot.pt/2017/02/na-serra-alta-o-partidarismo.html

- http://ascendensblog.blogspot.pt/2016/07/serra-alta-o-modernismo.html

O modernismo tem que ser mais levado em conta na sua definição, se não haverá desastres dos grandes.

Anónimo disse...

Onde eu posso adquirir essa obra? Que acha de dizer «modernismo religioso»?
Agradecido

T M

anónimo disse...

Caro(a) T M,

obrigado por comentar.

A obra Na Serra Alta ainda não pode ser adquirida, porque ainda não foi publicada em livro. Hodiernamente, vai sendo gradual este fenómeno de publicar em livro coisas que já foram em parte publicadas online; acontece bastante com compilações de respostas dadas pelos autores em caixas de mensagem, etc.

O autor facultou estas linhas que publicámos, e outras que provavelmente virão. Quanto ao lançamento do livro, preços, etc.. de momento nada lhe poderemos adiantar.

Quanto a "modernismo religioso" é uma artifício que tem por fim chamar a atenção para a aplicação do modernismo na teologia. Apenas isso. Não é um outro modernismo, portanto.

Volte sempre

anónimo disse...

Nota importante sobre o MODERNISMO:

https://youtu.be/L3xm0teuOkY?t=10m9s

TEXTOS ANTERIORES