22/02/17

Pe. JOSÉ MARIA LOPES NOGUEIRA - UM RESISTENTE

Este artigo ficará em aberto e será actualizado na medida em que formos obtendo mais dados biográficos do Pe. José Maria Lopes Nogueira, natural de Valverde (Fundão - Portugal), o qual foi atento doutrinador da Fé e perseguido pelas ostes republicanas.
 
1 - Fuga à República: Logo depois da imposição da república em Portugal, o Pe. José Maria escondeu-se numa pequena gruta subterrânea, conhecida por Fonte dos Leitões (já fora da Aldeia de João Pires). Paiva Couceiro no Norte havia proclamado a restauração da monarquia, e o Pe. José Maria Lopes Nogueira tinha afirmou também em seus domínios paroquiais a permanência da monarquia portuguesa - como tal, mandou hastear a bandeira na torre da igreja. A proclamação local foi de tal forma festejado pela população que as milícias republicanas, ao dar-se conta, deslocaram-se estase em força, desde Penamacor para colocar a população sob ameaça e prender-lhes o Pároco. O Pe. Lopes Nogueira refugiou-se em Monsanto (no meio de muita peripécia), depois em Espanha, finalmente foi para o Brasil. Em 1926 estava já em Portugal como Pároco de suas paróquias. Morreu e foi enterrado no Cemitério da Aldeia de João Pires, "e a sua memória é venerada". [a completar]

(vídeo: Aldeia de João Pires)

 
3 - Doutrinação: Nas paróquias deixou memória de insistente na doutrinação de todos, e seguindo o Catecismo de S. Pio X que era memorizado (este catecismo é organizado em perguntas e respostas, ele mesmo explicativo). Enviou alguns jovens ao seminário: dos seus paroquianos 4 foram ordenados estando ainda vivo, e 5 logo depois.
 
4 - Família: a) Filho de Eduardo Lopes Nogueira que se dedicou ao ensino de moços [há notícia de ter ensinado em Donas no Fundão, e ter catapultado a formação de José Leonardo Venâncio Saraiva], articulista no "A Gardunha" [?], proprietário de terras e casas por herança, costela brasonada, irmão ou sobrinho de um Prior de Santa Cruz de Coimbra. b) Tinha duas irmãs: Maria da Piedade Lopes Nogueira, que teve quatro filhos e duas filhas; Elisa Lopes Nogueira. [a completar].
 
5 - Música: tinha qualidades musicais e sabia tocar vários instrumentos (na privacidade tocava principalmente o violino e a flauta); o que leva a supor que tenha tido contacto com estes instrumentos em sua casa, antes da formação sacerdotal. [a completar]
 
(a actualizar)

1 comentário:

anónimo disse...

D. António Moiteiro, actual Bispo, é natural da Aldeia de João Pires.

TEXTOS ANTERIORES