19/01/17

BEATO FRANCISCO ÁLVARES

 
Entre os chamados "Mártires do Brasil" feitos às mãos de piratas protestantes encontrava-se o Beato Francisco Álvares, o qual foi apunhalado e lançado às ondas ainda vivo. Desde o séc. XIX venerado universalmente, e já desde o séc. XVI devotado nos nossos territórios, o Beato Francisco Álvares sempre foi na Covilhã venerado como santo.
 
Igreja de S. Francisco,
Paróquia da Imaculada Conceição - Covilhã
Na igreja do antigo Convento de S. Francisco (igreja de S. Francisco) encontra-se a imagem do Beato Francisco Álvares à veneração, sendo que antes estava na extinta capela de Santa Marinha. A festa anual na Covilhã faz-se a 8 de Maio (se bem que actualmente está visivelmente sumida).
 
Este Beato venerado universalmente parece em sua terra hoje estar deitado às ondas pelos piratas do descuido. Isto, até mesmo depois de ter decorrido certa movimentação na Covilhã para a causa de canonização (2012).

Em 1995 foram "Os Amigos da Covilhã" deram um arranjo e placa comemorativa à casa onde Francisco Álvares nasceu:
 
"Neste casa nasceu, segundo a tradição, o Beato FRANCISCO ÁLVARES, Cardador de seu ofício, martirizado em 1570, a bordo da Nau Santiago, quando seguia para o Brasil como missionário. "Os amigos da Covilhã" - 1995"
 
 
Pelo que conseguimos apurar, alguns moradores queixam-se à Câmara Municipal da Covilhã por não dignificar este lugar ou sequer protege-lo e conservá-lo devidamente.
 

A degradação chegou a pontos do absurdo, ninguém duvida. A casa está a necessitar de uma levantamento arqueológico e uma intervenção de restauro e conservação ao mais alto nível.


Louvado seja o Beato Francisco Álvares; que proteja a Covilhã que ela a si mesma não pode.

3 comentários:

Telmo disse...

Se fosse a descoberta de uma sinagoga, já havia fundos públicos encaminhados para a fundação de um novo museu em honra das vítimas "judaicas".

anónimo disse...

Caro Telmo,

isso aconteceu já. Recentemente, no grupo Em Defesa da Europa (facebook) foi publicado um caso desses passado na Espanha; não com uma sinagoga, mas sim com uma mesquita.

Volte sempre.

Anónimo disse...

Aquela casa..... VERGONHAAAA

TEXTOS ANTERIORES