26/12/16

COMENTÁRIOS IBÉRICOS (II)

(continuação da I parte)
 
Romão, Esp. - Não, não, não. Eu não falei de cruzadas proclamadas pela Igreja, só da invocação da cruz como legitimação para ocupar o território. Isso sucedeu na Península durante toda a Reconquista e continuou sendo utilizado para a posterior expansão territorial. Isabel soube desde cedo que necessitava recorrer à legitimação religiosa para ocupar os territórios aos quais chegavam os seus navegadores. Nem Inglaterra, nem EEUU recorreram a essa legitimação para a sua expansão, por muitos cristãos que fossem. Neste caso a autoproclamada "superioridade anglo-saxónica" legitimava a eliminação física dos indígenas. Nem sequer no séc. XIX os colonos de EEUU pararam para pensar se aqueles índios tinham ou não direitos, enquanto que na Espanha de Carlos V tinha havido intensos debates teológico-sociais sobre o tema e os choques entre a Igreja Católica e os colonos eram frequentes por isso.
 
José, Pt. - 1 - "España": "El salto a África y el posterior a lo que sería América no era más que la prolongación de aquel espíritu de Cruzada y los territorios también quedarían incorporados"... A intenção não era a de "cruzada", mas sim a da prosperidade económica. [José já tinha explicado que a ida à América foi intencionalmente uma ida à Índia asiática, onde se acreditava haver cristãos, a qual era conhecida pelas riquezas, e indo por ocidente]. Também é verdade que depois houve a acostumada preocupação com as almas do território [é uma obrigação], como era coisa normal de cristãos. Mas a iniciativa para África e Índia [asiática] era o ouro, as especiarias, etc.. Conhece as cartas de Isabel a Católica que pertenciam à colecção da Casa de Veragua, e que foram adquiridas pelo Estado espanhol no início do séc. XX? O "espírito de cruzada", a suposta santidade de Isabel de Castela são em parte composições dos grupos: a) daquele Clero e Nobreza que queriam legitimar Isabel, b) o patriotismo do séc. XIX, e depois séc. XX. O tradicionalismo espanhol é bom, mas há que expurgar-lhe algumas fantasias históricas e interpretações megalómanas.
2 - Que reinos cristãos "se limitan a explotar y hacer esclavos"!?
3 - "Isabel supo desde muy pronto que necesitaba recurrir a la legitimación religiosa para ocupar los territorios a los que sus navegantes llegaran."... mas transgrediu as bulas papais que protegiam os territórios portugueses em África... depois transgrediu o tratado de Alcáçovas-Toledo quando Colón chegou à "Índia", descobrimento feito em território português [segundo o tratado] que o Papa Alexandre VI "solucionou" em favor de Castela [olha quem, e olha como...]... Sim, obediência ao Papa Alexandre VI... mas não aos anteriores!
 
Romão, Esp. - Portugal bem poderia ter tido a sua grande oportunidade se tivesse confiado na palavra de Colón. [afinal admite que a proposta de Colón era a de ir para a Índia asiática por Ocidente...]. Deu-se a ocasião de que quem o fez foi Isabel. Os tratados americanos para com os territórios que se iriam conquistando durante finais de XV e XVI foram para evitar problemas com um Portugal ao que Castela, primeiro, e Espanha depois estavam muito unidos com laços de sangue real, mas se no lugar de Portugal fosse França a que se encontrasse no lugar deste tenha por certeza que jamais teria havido semelhantes concessões por parte dos Reis Católicos nem de Carlos V.

José, Pt. - 1 - "Portugal bien podría haber tenido su gran oportunidad si confiara en la palabra de Colón" ... Que grande oportunidade!? ... Colón acaso descobriu o caminho marítimo por ocidente para a Índia? O território português na América tinha poucas riquezas naturais!? O primeiro monarca a quem Colón explicou a localização da descoberta foi a Isabel, ou a Fernando!? Acaso a América pode ser cientificamente apenas UM continente, quando pela definição conhecida têm de ser três, ou pelo menos dois? [está indirectamente a dizer-lhe que com a chegada de Colón nem sequer a América foi descoberta, visto não ser a América um único continente, na realidade] Como existe um livro português com as MESMAS coordenadas que usou Colón para fazer a primeira viagem, sendo esse livro anterior a ela? Como Colón faz o "descobrimento" justamente na parte portuguesa segundo o Tratado de Alcáçovas? [o qual asseguraria a posse do território descoberto a Portugal, e não a Castela] Como foi possível que, finalmente, Portugal tivesse navegado a costa de África em direcção à verdadeira Índia sem encontrar impedimentos de corsários espanhóis, italianos, que agora estavam entretidos em seguir o "novo caminho" para a ´falsa Índia? Por fim... como o Rei de Portugal, trata a Colón por "especial amigo"!? ;)
2 - "jamás hubiera habido semejantes concesiones por parte ni de los Reyes Católicos " .... Concessões!? ... Quais!? ... a da filha mais velha [herdeira] de Isabel casar com o filho mais velho do Rei de Portugal!? ... A de D. Manuel de Portugal ter sido JURADO como legítimo pela Côrte de Castela em Toledo!? ...

Quase posso garantir que havia mais conversas assim, e que terão sido apagadas.

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES