06/08/16

"Eleison Comments" - UMA CURIOSIDADE

AVISO: [Por receio do que venha, anunciamos aos leitores que o artigo não está associado a alguma crítica ou promoção de partidarismos... .]


A imagem que serviu de cenário e marca ao Eleison Comments (espaço de D. Richard Williamson) é, nada mais nada menos, que a foto da Sé Patriarcal de Lisboa; facto curioso que alguém tinha já notado, e achámos interessante pesquisar, visto que estamos em Portugal.

Descobrimos que a foto original foi rodada pelo designer, de forma a posicionar-se melhor face ao título e a imagem de D. Reichard. Rodemos também a imagem para obter a forma original:


Para atestar, recorramos agora  uma fotografia no mesmo templo e de maior definição (nota: o corte preto ladeado de linhas vermelhas é feito por nós para que possamos olhar as duas fotos com no mesmo ângulo):


A férula na primeira imagem, é também uma das que a Sé Patriarcal de Lisboa tem - o que confirma em absoluto.

Pormenor da capela mor da Sé Patriarcal de Lisboa
Eleison Comments não mais usa o mesmo fundo.

Eis uma curiosidade.

2 comentários:

M. Maria disse...

Ascendens, confesso que ainda estou a procurar a cruz na imagem que você nos mostrou. Poderia fazer um círculo vermelho para se ver melhor?

ASCENDENS ASCENDENS disse...

Cara M. Maria,

obrigado por comentar.

Essa "cruz" colocada quando o Patriarca está, e depois é retirada. Hoje em dia costumam colocar uma outra, de dois braços. Contudo, encontrei a que costumavam usar com o Cardeal Patriarca anterior:

http://1.bp.blogspot.com/-10943lrbcxk/V6ZX0fgXkyI/AAAAAAAAPvU/H0ZbNCoqu7MMBK1jF4L5xB_NjmoqtcUFwCK4B/s1600/SM_DSC03981.JPG

Volte sempre

TEXTOS ANTERIORES