28/07/16

FRASES DE SALAZAR

"Ensinai aos vosso filhos o trabalho, ensinais às vossas filhas a modéstia, ensinais a todos a virtude da economia. E se não poderdes fazer deles santos, fazei ao menos deles cristãos".

"Portugal poderá ser, se nós quisermos, uma grande e próspera Nação [Reino]. E sê-lo-á."

"Quem não é patriota não pode ser considerado português."

"Pois é necessário que gritemos tão alto a verdade, que demos tal relevo à verdade, que os surdos a ouçam e os próprios cegos a vejam."


"Portugal é sobretudo uma entidade moral."

"Vós pensais nos vossos filhos, eu penso nos filhos de todos vós."

"Instrução aos mais capazes, lugar aos mais competentes, trabalho a todos, essencialmente."

"Sei muito bem o que quero e para onde vou."

"Portugal nasceu à sombra da Igreja, e a religião católica foi desde o começo elemento formativo da alma da Nação [Reino] e traço dominante do carácter português."

"Sempre me senti vocacionado para ser Ministro de um Rei absoluto."

"Não têm que agradecer-me ter aceitado o encargo, porque representa para mim tão grande sacrifício que por favor ou amabilidade o não faria a ninguém. Faço-o ao meu País como dever de consciência, friamente, serenamente cumprindo."

"Nunca tive olhos postos em clientelas políticas nem procurei formar partido que me apoiasse mas em paga do seu apoio me definisse a orientação e os limites da acção governativa. Nunca lisonjeei os homens ou as massas diante de quem tantos se curvam no Mundo de hoje, em subserviências que são uma hipocrisia ou uma abjecção. Se lhes defendo tenazmente os interesse se me ocupo das reivindicações dos humildes, é pelo mérito próprio e imposição da minha consciência de governante, não por ligações partidárias ou compromissos eleitorais que me estorvem. Sou, tanto quanto se pode ser, um homem livre."

"Não há nada mais inútil que discutir política com políticos."

"Há que regular a máquina do Estado com tal precisão que os ministros estejam impossibilitados pela própria natureza das leis, de fazer favores aos seus conhecidos e amigos."

"Os partidos fizeram-se para servir clientelas."

"O subsídio sem o trabalho compensador desmoraliza os indivíduos, torna-os indolentes, comodistas, completamente inúteis à vida de uma sociedade."

"Não temos medo do comunismo, porque temos uma doutrina e somos uma força."

"Tão serenamente viveria no luxo de um palácio, como na obscuridade de uma prisão."

"Todos não somos demais para continuar Portugal."

"Devo à Providência a graça de ser pobre: sem bens que valham, por muito pouco estou preso à roda da fortuna, nem falta me fizeram nunca lugares rendosos, riquezas, ostentações. E para ganhar, na modéstia a que me habituei e em que posso viver, o pão de cada dia não tenho de enredar-me na trama dos negócios ou em comprometedoras solidariedades. Sou um homem independente."

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES