19/05/16

I PROCISSÃO DO SANTÍSSIMO NA PARÓQUIA DE S. MAMEDE (ÉVORA), em 1564

Igreja de S. Mamede, Évora
"Jhus+. No ano de 1564, no quarto Domingo depois do Pentecostes, a 18 de junho nesta cidade de Évora e Igreja de S. Mamede: sendo Cura dela António Roiz natural da vila de Viana, Beneficiado Diogo Miz, Ecónomo Domingos Ferreira e Tesoureiro André Dias; na Confraria do Santíssimo Sacramento situada na dita Igreja, sendo Juiz e Escrivão Baltazar fragoso, Mordomos Domingos Fernandes Pombro e Adão Fernandes. (...), se fez e ordenou a primeira procissão da dita Confraria concedida pelo Reverendo Senhor Marcos Ferreira e provisor deste Arcebispado à instância e petição dos ditos mordomos e fregueses da dita igreja.

Saíram pela porta principal tomando a rua Direita da mouraria acima, dobrando à direita pela rua D'Avis abaixo até ao cabo da rua das Fontes, entrando por ela toda até se recolherem à rua de S. Mamede. Tornaram a entrar pela mesma porta principal, depois da pregação que fez o Doutor Jorge Serrão, da Companhia de Jesus. Levou nela o Santíssimo Sacramento o dito Cura. Levavam o pálio seis clérigos com suas capas de borcado, outros muitos diante com suas sobrepelises e cinquenta e duas tochas ardendo, e muita outra cera, quatro cruzes das freguesias maiores. Diante do pálio, à direita, o dito Provisor Marcos Ferreira, e da outra banda o Visitador Mestre João Sardinha e Mestre André de Resende. Detrás acompanhava muita gente honrada.

Houve charamelas e trombetas, as ruas todas paramentadas de ricas tapeçarias de Raaz, stofa, veludo e borcado. Além de serem todas espadanadas enramadas e embandeiradas todas as portas, becos e janelas, algumas cheias de altares de ricas invenções e custos grandes. Havendo em cada um novas coisas que ver e considerar, (...). De maneira que sendo a primeira procissão (...) foi dos fregueses com tanto alvoroço festejada que foi a mais solene e sumptuosa que até agora se fez nesta cidade, tanto em aparato como de invenções e gente. Disto se fez aqui assento para que se soubesse o princípio desta solenidade feita em glória do nosso Deus, e seu preciosíssimo corpo, para que com seu favor, se aumente e veja em crescimento a devoção de seus fiéis fregueses desta sua Igreja, com a qual confundam os danados heréticos ânimos pela qual mereçam sua santa glória. Ámen." (o original pertence à Confraria do Santíssimo da paróquia de S. Mamede)

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES