Caros leitores,
em circunstâncias, veio à conversa a questão da "excomunhão" de D. João IV (de Portugal). Este tema esquecido dos bons portugueses tem sido deixado ao trato da imaginação dos inimigos da Igreja, fingidos amigos deste Rei. É hora de recolher fontes e tratar mais demoradamente o assunto da "excomunhão". Posto isto, solicito aos interessados em ajudar que nos enviem fontes (da época, se possível) através do nosso correio electrónico ( ascendensblog@gmail.com ) - quer a respeito da excomunhão quer a respeito do seu levantamento.
Depois da devolução do legítimo ao Trono, D. João IV foi excomungado (Maio de 1647). Provavelmente nula, ou realmente inexistente (visto não haver matéria), a injusta excomunhão foi levantada (ou aparentemente levantada!) depois de morto e enterrado; o ritual foi executado pela Santa Inquisição, segundo os dados que temos.
Este assunto é também interessante e importante do ponto de vista teológico, e canónico.
Que haja então por aí algum leitor que conheça melhor o assunto, que honrar este legítimo superior nosso, e que nos faculte informação.
Desde já, o nosso bem hajam.
Desde já, o nosso bem hajam.
2 comentários:
Há informações relativas ao tema nas ligações abaixo:
https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2051/1/TD-MCTP.pdf
http://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/4381/1/LS_S2_11_PedroLRCorreia.pdf
Não é muito o que achamos grátis na internet a respeito, portanto tomo a liberdade de urgir a quem tenha acesso a fontes que as cole aqui.
Obrigado.
Caro Mem de Sá,
obrigado por ter acedido ao pedido, e ter-se dado ao trabalho de, previamente nos ter contactado por "carta" a este respeito.
Volte sempre.
Enviar um comentário