11/10/15

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA REAL BASÍLICA E MOSTEIRO DO SANTÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS DA CIDADE DE LISBOA (XII)

(continuação da XI parte)


Capítulo 5º
Da Benção Pontifical das Cruzes, e Paramentos, que se fez na tarde do dia 14 de Novembro

§1.º Toda esta Cerimónia, como a Sagração da Igreja, e seus Altares foi executada na forma ordenada no Pontifical Romano, e da que se acha descrita no monumento Sacro da Sagração da Basílica de Mafra; portanto aqui só apontaremos o que sucedeu, e houve de mais notável em toda esta vistoza função; sendo por isso escusado e desnecessário o referir agora, por menor o modo por que a mesma se executou, e em seu lugar substituírem coisas úteis nos cap. 10, e 11. Mas em primeiro lugar transcrevemos aqui uma exacta relação de todos os paramentos, e alfaias, que da Sta. Igreja Patriarcal se mandaram conduzir para servirem em todos os dias desta função, e o mais como se possa a ver.
"LISTA DOS PARAMENTOS E ALFAIAS, QUE VÃO DESTE TESOURO DA Sta. IGREJA PATRIARCAL PARA A SAGRAÇÃO DA NOVA IGREJA, E ALTARES DO REAL CONVENTO DO CORAÇÃO DE JESUS

Parte 1.ª

Para a Bênção das Cruzes, que se há-de fazer pelo Ex.mo Principal Deão. Paramentos completos encarnados, e bordados de Pluvial: Turíbulo dourado, com Naveta: Caldeirinha dourada com Hisope: Cruz Processional dourada: Duas tochas para acompanhar a Cruz à Bênção; e para S. Ex.ª receber os referidos Paramentos se porá sobre a alcatifa pequena uma cadeira de braços com assento e respaldo de veludo carmesim guarnecido de galão, franjas de ouro, e pregaria grossa dourada; e para os Rev.mos dois Cónegos assistentes saias roxas, e escabelos.

Para a Benção dos quadros dos Altares, Paramentos e Cofre, em que se hão de depositar as Relíquias, haverá unicamente a mudança dos Paramentos acima referidos para cor branca, e para ambas estas bênçãos Pontifical Romano com capa irmã dos Paramentos, e candela dourada.
Para a mudança da Cruz que se acha arvorada desde a imposição da primeira pedra em lugar das tochas acima ditas, se usará de ciriais dourados.
CAPELA DO SACELO PARA A SIGILAÇO DAS RELÍQUIAS, E SUAS VIGÍLIAS

Nota que todos os Paramento são encarnados, e a prata dourada, à excepção da que expressamente se nota.

Docel com espaldar de damasco de ouro, debaixo do qual estará Altar sem pedra: Toalha lisa: Frontal bordado sobre o meio da Mesa do dito altar: Peanha entalhada de pau dourado com dez castiçais dos lados; Na Banqueta seis castiçais, e Cruz de prata branca: No lugar do costume cepo para a Cruz Patriarcal.

CORPO DA CAPELA

Trono de S. Em.ª; dois escabelos ao lado do dito, Lanterna, que terá coto, candela, almofada de gorgorão bordada de palheta: Pontifical com capa irmã, e signáculos: Genuflexório de pau entalhado e dourado com duas almofadas de brocado: Sede gestatória de veludo carmesim recamada de ouro com seu degrau, e vários ornatos de bronze dourado, com dois escabelos de lados: Quadratura para SS. Ex.ªs ILLmªs e mais Ministros da Capela, segundo o costume:Credências de oito palmos coberta de toalha crespa que terá cofre coberto com pano de lhama bordado: Prato com a caixa da condução das Relíquias coberta com um pequeno véu bordado: Dito com a caixa de prata, em que se devem sigilar: Dito com doze grãos de incenso: Dito com um pequeno vazo de goma arábica, e sua Espátula: Dito com tesoura, peça de fita de hábito, lacre, sinete, Inscrição, ou Autêntica em pergaminho: Escrivaninha com penas, tinta e areia: Castiçal de bofete com bogia: Pasta de S. Em.ª, Caldeira e hisope do dito Senhor: Bofete de seis palmos coberto de veludo para a sigilação: Estante de torquez com o livro do Hino para os Músicos: Em lugar cómodo, fogão com brasas, tenaz e fole.

CASA DOS PARAMENTOS DE S. EM.ª, ORNADA SEGUNDO O COSTUME

Paramentos completos de Pluvial de gorgorão bordado de palheta, e a horas competentes irão os dois Virgas rubeas, e os Masseiros com suas insígnias.

PREPAROS PARA MATINAS CAPITULADAS POR BENEFICIADO

Branco de encosto coberto de pano verde para os Beneficiados: Ditos rasos com a mesma cobertura para os Capelães, todos dispostos em linha recta pelo comprimento da Capela: Estante com o Capituleiro para o Capitulante, junto a esta escabelo para o Mestre de Cerimónias: Quatro ditos para as Capas: estante com Breviário para as Lições: Dita com livro para a Cantoria: depois escabelos para os Regentes, e iluminação da Capela.

SACRISTIA

Pluvial de damasco de ouro, e Livro da nona Lição, sem capa, para o Capitulante: 4 Pluviais de lhama para as Capas: Turíbulo branco, e naveta. Fogão, tenaz, e fole: Ciriais brancos.
Findas as Matinas se tirará tudo quanto a elas serviu ficando só das tocheiras as 6 das Relíquias; e de madrugada depois de os Armadores mudarem para cor branca o Docel de S. Em-ª, se asseará toda a Capela para o que vão 6 paus com vassouras, e 4 pás.
Lavábo da Sacristia
DIA DA SAGRAÇÃO PARA A CASA DE PARAMENTOS DE S. EM.ª

Nota que todos os Paramentos são brancos, e aqueles de que se não fizer especial menção, se deve entender serem de gorgorão bordados de palheta, a prata, segundo a nota supra.

Falda curta: Paramentos completos de Pluvial: Formalio rico: Báculo leve para servir até Tercia: Os mesmos Virgas Rubeas, e Masseiros.

SACRISTIA DO SACELO

Neste se destruiriam os Paramentos para S.S. Ex.ªs em cestos forrados de nobreza carmesim, guarnecidos de renda de ouro, e coberto cada um com véu de igual seda, e ornato; a saber.
Para as Ex.mªs Dignidades; Cota, Amito, Pluvial de lhama com um galão largo, e suas próprias armas bordadas nas simbrias, Formalio, Mitra com seu véu, e Cota para o Caudatário. Para os Ex.mos Presbíteros Amito, Planeta de lhama bordada, e na parte posterior as suas Armas bordadas, Mitra Damascena, e para o Caudatário véu e Cota.
Para os Ex.mos Diáconos Amito, Dalmática em tudo irmã das sobreditas, Planetes de cachos de ouro, igual Mitra etc.
Nesta mesma Sacristia tomarão Paramentos, os Ill.mos Monsenhores Prelados, o Ill.mº Crucífero, e Rev.dos penitenciários, a saber; para os Ill.mos Prelados Amito Pluvial de lhama com galão de ouro, e Mitra linea.
Para o Ill.mo Crucífero Amito, Alva, Cíngulo de linha, tunicela e pendentes de cachos de ouro.
Para os Rev.dos Penitenciários Amito ordinário, mas crespo, Alva, Cíngulo de linha, Planeta de damasco liso guarnecida de galão, e franjinha de seda e ouro.
Estará mais na dita Sacristia o seguinte; Duas tochas para acompanhar a Cruz; Doze ditas para a Procissão das Relíquias; Sei lanternas em Banco para o mesmo; Feretro com um docel firme para o transporte das Relíquias, posto sobre bofete coberto de pano de veludo; Rolo para aceder; Naveta com 3 Turíbulos; e finalmente fogão, tenaz e fole.

CAPELA DO SACELO

A quadratura da mesma sorte que serviu à sigilação; Trono para S. Em.ª, Genuflexório, e almofadas, lanterna com os seus pertencentes descritos acima.
Nesta Capela, prestada que seja a obediência, tomam S.S.Ex.ªs os Paramentos, e os mais no lugar acima referido, e retirados todos dela, se colocará em seu próprio lugar o bofete com o Fereto para o transporte das Relíquias.
(a continuar)120

Sem comentários:

TEXTOS ANTERIORES